A interdisciplinaridade em programas de pós-graduação na Região Sul do Brasil : novas epistemologia e metodologias
Abstract
Resumo: Esta pesquisa, financiada pela bolsa de mestrado CAPES/REUNI, é um estudo sobre as concepções de interdisciplinaridade dos docentes de dois programas de pós-graduação interdisciplinares do sul do Brasil que possuem como objeto de estudo a questão socioambiental. A partir de dados coletados pelo grupo de pesquisa coordenado pelo professor doutor Dimas Floriani, descobriu-se que a questão institucional pode ser decisiva na prática interdisciplinar praticada em um programa com este intuito. A partir destas perguntas, buscamos entender algumas dinâmicas e problemas enfrentados em dois programas com características institucionais parecidas. Trabalhamos com entrevistas in locus semiabertas com os professores dos programas, analisando-as à luz da teoria socioambiental e da teoria interdisciplinar. A noção de crise tanto ambiental como social foram norte para algumas hipóteses, partindo de uma epistemologia socioambiental. Diante disso, o trabalho conseguiu apresentar algumas dinâmicas interdisciplinares relevantes aos estudos, como uma dinâmica entre três tipos de formação acadêmica, além de perceber que a formação do programa é decisiva para a o tipo de interdisciplinaridade que se pratica. Abstract: This research, funded by CAPES MSc scholarship/gather, and a study on teachers' conceptions of two interdisciplinary programs, interdisciplinary graduate from southern Brazil that have as object of study the socio-environmental issue. From data collected by the research group coordinated by Professor Dimas Floriani, it was discovered that the constitutional issue could be decisive in practice practiced in an interdisciplinary program for this purpose. From these questions, we seek to understand some dynamics and problems faced in two programs with similar institutional characteristics. We work with locus in semiopen interviews with teachers of the programs, analyzing them in light of the theory of social, environmental and interdisciplinary theory. The notion of both environmental and social crisis were north to some hypotheses, from a socioenvironmental epistemology. Therefore, the work could provide some dynamics relevant to interdisciplinary studies as a dynamic between three types of academic training, and realize that the training program is critical to the kind of interdisciplinarity that is practiced.
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- Teses & Dissertações [10146]