O currículo de matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Curitiba
Resumo
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram compreender as convergências e divergências, no que diz respeito aos níveis de relevância dados aos conteúdos matemáticos, entre documentos oficiais e prática de alguns professores do 3.º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba e conhecer, documentar e compreender as justificativas dadas por esses professores para eventuais divergências. Para tanto, foram constituídos dois polos do currículo: o oficial, aqui representado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba e o currículo de sala de aula, representado pelo discurso de três professoras do 3.º ano do Ensino Fundamental da RME. A análise desses dois polos foi realizada mediante leituras de três grupos de teorias curriculares (tradicionais, críticas e póscríticas) para se obter uma visão mais aprofundada dos mesmos, o que também possibilitou a observação da impregnação explícita e implícita dessas teorias nos dois polos citados. Espera-se que os resultados deste trabalho possam servir de subsídios para a superação da separação comumente existente na elaboração e execução de currículos, fato que contribui para a dicotomia aqui detectada entre o currículo de sala de aula e o oficial. Abstract: The intentions of this research were to understand the agreements and disagreements in regards to the levels of importance given to the mathematical content, including official documents and the some teachers' practice from the 3rd Grade Elementary School of Rede Municipal de Educação de Curitiba and uncover and understand the explanations given by these teachers for eventual disagreements. For this purpose, two poles of the curriculum were presented: the official, represented by the Curriculum Guidelines for Elementary School of Curitiba and the classroom curriculum, represented by the talk of three teachers of the 3rd Grade of Elementary Schools from Curitiba Municipal Education System. The analysis of these two poles was performed through readings of three groups of curriculum theories (traditional, post-critical and critical) in order to permit a more indepth view of the data. It also allowed a view of expressed or implied impregnation of these various theories in the two poles. It is hoped that the results of this work can serve as a support to overcome the commonly existent disconnection between curriculum development and implementation, which contributes to the already detected division between the classroom curriculum and the official curriculum.
Collections
- Teses & Dissertações [10533]