dc.contributor.author | Coll, Liliane da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Moro, Maria Lucia Faria, 1944- | pt_BR |
dc.contributor.other | Weiss, Gilda Moreira, 1939- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-21T16:22:06Z | |
dc.date.available | 2020-08-21T16:22:06Z | |
dc.date.issued | 1997 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/28959 | |
dc.description | Orientadora : Maria Lucia Faria Moro | pt_BR |
dc.description | Co-orientadora : Gilda Moreira Weiss | pt_BR |
dc.description | Dissertaçaão (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O tema central do presente estudo é a atuação dos psicólogos escolares nos Centros de Atendimento ao Educando( CAEs), em um município do Estado do Rio Grande do Sul, com alunos de primeira e segunda séries do ensino fundamental que apresentaram dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita. Trata-se de um estudo de caso, exploratório, em que foram coletados e qualitativamente analisados os dados seguintes: o conteúdo de entrevistas com oito psicólogos escolares; o conteúdo dos prontuários elaborados por esses psicólogos; o conteúdo de entrevistas com os professores acerca dos motivos que os levaram a encaminhar os alunos e acerca dos resultados por eles percebidos do atendimento do psicólogo escolar. Foi verificado que a maioria dos psicólogos escolares da amostra, diante das dificuldades infantis no processo de aquisição da leitura e da escrita, seguem atuando, conforme o modelo clínico com variações: curativa, psicométrica e preventiva. A conclusão é a de que novas formas de atuar deste profissional estão surgindo lentamente; mas, modificações efetivas quanto à sua atuação com as crianças com dificuldades no processo de aquisição da lecto/escrita, têm sido pouco empregadas. Logo, enquanto o psicólogo escolar não tiver um conhecimento da realidade educacional brasileira e do processo de construção da escrita alfabética pela criança, uma mudança real, diferenciada, do seu modelo de atuação, com ess e tipo d e população escolar, não acontecerá. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Le thème central de cet édude est l?activité des psychologues scolaires aux Centres d?Appui aux Élèves (CAEs), dans une commune de la Province de Rio Grande do Sul (Brésil), avec des élèves de primière et deuxième de l?école élémentaire qui ont présentés des difficultés au processus d?aquisition de la lecture et de l?écrit. Il s?agit d?une étude de cas, exploratoire, dont les données suivantes ont été qualitativement analysées:le contenu des interviews avec huit psycologues scolaires; le contenu des formulaires élaborés par les psycologues scolaires; le contenu des interviews avec les institutrices concernant leurs raisons pour récommender leurs élèves aux CAEs et les résultats chez ces enfants du travail des psychologues. On a verifié qu?en face des difficultés d?aquisition de la lecture et de l?ecrit, la majorité des psychologue scolaires échantillonnés suit le modèle clinique d?activité, avec les variations suivantes: curative, psychométrique, préventive. La conclusion est que des novoulles formes d?activité de ce professionnel sont déjà en train d?être utilisées; mais, des chagements effectifs de son travail auprès des enfants avec des difficultés d?aquisition de la lecture e de l?écrit, ont été très peu employés jusqu?à nos jours. Alors, tant que le psycologue escolaire ne soit pas préparé dans les domaines des spécifités de la réalité éducative brésiliènne et du processus de la construction de l?écrit alphabétique chez l?enfant, un changement réel de son modèle d?activité avec cette population, n?aura pas lieu. | pt_BR |
dc.format.extent | 168 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Inabilidade na leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Conscientização da linguagem nas crianças | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Revendo a atuação do psicólogo escolar diante das crianças com dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |