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dc.contributor.advisorWachowicz, Teresa Cristina, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Joséliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T16:49:04Z
dc.date.available2019-11-22T16:49:04Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28949
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Teresa Wachowiczpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Defesa: Curitiba, 28/05/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 186-189pt_BR
dc.description.abstractResumo: Por meio da análise de 220 textos produzidos por alunos dos ensinos fundamental I, II e médio (do 2º ano do ensino fundamental I até o 3º ano do ensino médio), observo como se concretizam, nesses textos, a sequência argumentativa prototípica postulada por Adam e as categorias argumentativas elencadas por Perelman e Olbrechts- Tyteca. Minha tese é a de que a estrutura ampliada da sequência argumentativa (ou seja, com lugar para a contra-argumentação) e as categorias argumentativas quaselógicas só se efetivam espontaneamente nos textos escritos dos indivíduos a partir de seu amadurecimento cognitivo, pois essas abstrações exigiriam uma elaboração cognitiva mais sofisticada por parte daquele que argumenta. Isso não significa que indivíduos de faixas etárias mais baixas e menos amadurecidos cognitivamente não argumentem, pelo contrário, uma criança argumenta desde que começa a falar, porém esta só atinge níveis mais sofisticados de argumentação, principalmente na escrita , depois que passa por vários processos em seu desenvolvimento mental. Para relacionar o nível de complexidade argumentativa (sequência e categorias argumentativas) nos textos escritos com o desenvolvimento cognitivo dos informantes, tomo por referência os estágios de desenvolvimento cognitivo estabelecidos por Piaget em seus estudos sobre a Epistemologia Genética. Também, neste trabalho, analiso alguns aspectos linguísticos e discursivos pertinentes ao texto argumentativo, aspectos, como Jean-Michel Adam declarou, serem inerentes ao estudo da Linguística Textual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Analyzing 220 texts produced by students from elementary school and high school (from the 2nd grade of elementary school to the 3rd grade of high school), I observe how the prototypic argumentative sequence of Adam and argumentative categories of Perelman and Olbrechts-Tyteca are used by students in their texts. My thesis is that the increased structure of argumentative sequence (that is to say, using counterarguments) and quasi-logical argumentative categories are used spontaneously by students in their written texts when their cognitive capacities are developed since these abstractions need a higher cognitive labor. It doesn't mean that children in their earlier ages don't argue, on the contrary, children argue since they start to speak, but they reach more sophisticated argumentative levels in written texts after they pass through many processes in their mental development. To relate the level of argumentative complexity (sequence and argumentative categories) in written texts to the pupils' cognitive development, I use Piaget's cognitive development stages based on his researches in Genetics Epistemology. Also, in this research, I analyze some linguistic and discursive aspects related to the argumentative texts. Jean-Michel Adam predicated these aspects as intrinsic to the Textual Linguistics studies.pt_BR
dc.format.extent195f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Letraspt_BR
dc.subjectSilogismopt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA sequência argumentativa e as categorias de argumentos no texto escolar nos níveis de ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeTesept_BR


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