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dc.contributor.authorDias, Dalva Simone Strapasson, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:19:14Z
dc.date.available2020-09-28T13:19:14Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28939
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sônia Maria Marchiorato Carneiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/09/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 160-171pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições do projeto "Cidadão Ambiental Mirim" ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), sob o foco da cidadania, nos anos iniciais do ensino fundamental em três escolas municipais de Colombo. O referencial teve como pressuposto básico a importância da formação cidadã do educando, em comprometimento com a sustentabilidade socioambiental e fundamentou a pesquisa de campo, qualitativa - um estudo diagnóstico-avaliativo. Os dados foram levantados com as docentes, equipes pedagógicas e alunos quanto a aspectos conceituais e ao desenvolvimento do Projeto. O tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdos, explicitando seus significados e sentido. A pesquisa alcançou evidenciar valiosos resultados em termos dos seus objetivos. A maioria do pessoal escolar entendia meio ambiente sob foco naturalista e antropocêntrico; a EA era compreendida como conscientização de cuidado com o meio ambiente, mais sob uma visão conservacionista e de senso comum; e relativamente ao entendimento de cidadania, metade dos sujeitos expressava-o como exercício de direitos e deveres e, a outra metade, como o bem-viver consigo e em sociedade. O significado e importância do Projeto foram relacionados pelo pessoal escolar à conscientização de crianças e adultos sobre o meio ambiente; evidenciou-se, porém, tanto pelos sujeitos da pesquisa quanto pela equipe da EA do Projeto, uma visão acrítica e despolitizada da formação cidadã dos alunos, sobretudo no que se refere aos bairros onde estes vivem. O documento do Projeto carece de fundamentação teórico-metodológica, apresentando ideias válidas, entretanto fragmentadas e mais na linha da EA conservadora; e a respeito da prática do Projeto nas escolas, o pessoal escolar considerou positivos os recursos didáticos, as orientações e as saídas de campo para o desenvolvimento das aulas, mas visualizam o Projeto mais como um trabalho pontual do que atividade que apoie a continuidade da temática socioambiental em aula. No tocante a melhorias do Projeto, evidenciou-se necessário a equipe de EA orientar os docentes com mais efetividade quanto ao tratamento dos conteúdos e aporte de recursos didáticos; constatou-se, ainda, a necessidade de planejamento conjunto do Projeto, pela equipe de EA e docentes. Em relação aos alunos, o Projeto tem conseguido sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado e respeito ao meio ambiente, evidenciada pela atuação em seus espaços de vida. Indicaram mudanças para a qualidade de vida em Colombo, conexas aos principais problemas do município; e demonstraram estar despertando seu senso de cidadania, quando a maioria destacou a necessidade de todos atuarem pela melhoria de seus ambientes. Mas enfatizaram prescrições, em termos de deveres e ainda não de direitos da cidadania; isso apareceu também no entendimento do que é ser cidadão. Com base neste diagnóstico, o Projeto evidencia potencialidades educativas, precisando aperfeiçoar-se sob o foco da EA crítica tanto em relação ao documento quanto ao desenvolvimento prático, buscando uma maior integração entre a equipe de EA e o pessoal escolar, bem como a formação dos profissionais envolvidos no Projeto, sob o foco da educação socioambiental cidadãpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze the contributions of the project "Environmental Little Citizen" to the development of environmental education (EA), under the citizenship focus, in the initial years of elementary school in three public schools in Colombo. The basic assumption was the importance of citizen education in commitment to socio- environmental sustainability, in order to substantiate the field research, a qualitative diagnostic-evaluative study. The data were collected with teachers, pedagogical personnel and pupils as to conceptual aspects and the development of the Project. The treatment of data, according to the content analysis method, had their meaning and sense explained. The survey rendered valuable results in terms of its objectives. Most of the school staff understood environment from a naturalistic and anthropocentric view; EA was understood as awareness of environmental care, under a conservationist and common sense vision; and for the understanding of citizenship, half of the subjects expressed it as exercise of rights and duties, and the other half, as good-living with oneself and in society. The meaning and importance of the project were deemed by the school staff as raising awareness of children and adults about the environment; however, both research subjects and the Project Team evidenced an uncritical and depoliticized vision about pupils citizen preparation, particularly with regard to the neighborhoods where they live. The Project proposition lacks methodological-theoretical fundaments, presenting worthwhile ideas, however fragmented and more in line with conservative EA; and regarding the Project practice in schools, their staffs considered positive the teaching resources, content guidelines and outputs of the field- work for the development of lessons - but envisioned the Project more as a pinpoint activity; that, consequently, detracted from the continuity of socio-environmental issues in curricular school streaming. As to Project improvements, its Team should guide teachers more effectively regarding treatment of content and dispensation of teaching resources; there is also needed a better joint planning of the Project, by its leading Team and teachers. In relation to students, the Project has managed to sensitize children about the importance of care and respect for the environment, as evidenced by performances in their living spaces. Indicated changes to the quality of life in Colombo, were related by them to the main problems of the municipality; and they demonstrated to be arousing their sense of citizenship, when most highlighted the need for all to work for the improvement of their environments. But emphasized duties of citizenship, instead of rights, and that position appeared also in the understanding of what it is to be a citizen. Upon this diagnosis, the Project had its educational potential positively ascertained, needing nevertheless to improve both in relation to the theoretic-metholological structure as to the practical development, seeking greater integration between the main Team and school personnel and, as well as the preparation of the professionals involved in the Project, under the focus of civic and environmental education.pt_BR
dc.format.extent145 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProjeto Cidadão Ambiental Mirim : contribuições para a formação da consciência socioambiental cidadã nos anos iniciais do ensino fundamental do Município de Colombro - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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