• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo sobre o PIBID : saberes em construção na formação de professores de ciências

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - GIULIANA GIONNA OLIVI PAREDES.pdf (1.692Mb)
    Date
    2012
    Author
    Paredes, Giuliana Gionna Olivi
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Professores - Formação
    Professores de ciencia - Formação
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo
     
    Resumo: Em função da importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem ganhando, desde a sua implantação pela Capes em 2007, nas instituições de Ensino Superior com a finalidade de incentivar e valorizar a formação inicial de professores e melhorar o ensino da educação básica foi de interesse desta pesquisa investigar as compreensões e os significados desse programa pelo MEC, pela UFPR e pelos subprojetos de Biologia, Física e Química e as implicações do mesmo para a construção de saberes docentes para formação de professores de Ciências. A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa e as fontes de informações foram os documentos públicos sobre o PIBID (Edital MEC/CAPES/FNDE), projeto institucional do PIBID da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os subprojetos de Biologia, Física e Química, cronogramas das ações desenvolvidas por tais subprojetos e ainda, entrevistas com três professoressupervisores da educação básica de cada um dos subprojetos. Para a análise das entrevistas, utilizamos as contribuições da Análise Textual Discursiva. Foi possível compreender e refletir sobre os entendimentos dos interlocutores considerados sobre o PIBID, sobre a importância deste programa para ressignificar a formação inicial de professores de Biologia, Física e Química na UFPR. Também foi possível discutir as potencialidades e limitações deste programa a partir da dinâmica das ações desenvolvidas em cada um destes subprojetos. Dentre as constatações alcançadas foi possível identificar que o PIBID é compreendido pelo MEC, UFPR e subprojetos como forma de valorizar a profissão docente, especificamente a formação inicial, através da concessão de bolsas para os alunos de licenciatura desde o início do curso para desenvolverem projetos de iniciação à docência, e desta forma garantir o atendimento à demanda por professores na educação básica pública; como melhoria da formação inicial, através da discussão e desenvolvimento de novas abordagens metodológicas consideradas inovadoras pelas pesquisas na área de ensino de ciências; pela reflexão sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar e através do reconhecimento do espaço escolar como campo de experiência para a formação inicial de professores. No entanto, as estratégias utilizadas pelos subprojetos de Biologia e Química, no período analisado, para implementar estas ações estão reproduzindo o modelo de formação baseado na racionalidade técnica e tem desconsiderado os saberes experienciais dos professores da educação básica participantes do programa. Também foi possível constatar que os subprojetos de Biologia, Física e Química da UFPR contribuíram para a construção de saberes docentes de formação (disciplinares e curriculares) e do professor pesquisador. Neste sentido, além de promover a melhoria da formação inicial, o PIBID na UFPR também contribuiu para a formação continuada, por meio da retomada de estudos e momentos de reflexão, pelos professores da educação básica, sobre novas abordagens para o ensino de ciências, possibilitando a melhoria da prática pedagógica e consequentemente do ensino de ciências nas escolas da educação básica.
     
    Abstract: Due the importance that the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID) is getting since its implantation by CAPES in 2007, in universities institutions with the purpose of promoting and valorizing the initial education of teachers and to improve the basic education teaching was of interest of this research to investigate the comprehensions and the meanings of this program by MEC, by UFPR and by the Biology, Physics and Chemistry subprojects and the implications of the same to the construction of teaching knowledge to the Science teachers formation. The research presents a qualitative approach and the sources of information were the public documents on PIBID (Announcements MEC/CAPES/FNDE), institutional project of the PIBID of the Universidade Federal do Parana (UFPR), the Biology, Physics and Chemistry subprojects, schedules of the developed actions by such subprojects and still, interviews with three tutor-teachers of the basic education of each of the subprojects. For the analysis of the interviews we used the contributions of the Discursive Textual Analysis. It was possible to comprehend and reflect on the understanding of the considered interlocutors about the PIBID, on the importance of this program to reframe the initial education of Biology, Physics and Chemistry teachers in UFPR. Also it was possible to discuss the potentialities and limitations of this program through the developed action dynamics in each of these subprojects. Among the reached observations it was possible to identify that the PIBID is comprehended by MEC, UFPR and subprojects as a way to valorize the teaching profession, specifically the initial education through the granting of scholarships to undergraduates students since the beginning of the course to develop teaching initiation projects, and this way to guarantee the attendance of the demand by teachers in public basic education; as an improvement of the initial education, through the discussion and development of new methodological approaches considered innovative by researches in Science teaching area; by reflection on the social function of the school and on the teacher role in a given scholar context and through the recognition of the school space as a experience field to the initial education of teachers. However , the strategies used by the Biology and Chemistry subprojects, in the analyzed period, to implement these actions are reproducing the model of formation based in the technical rationality and has not considered the experimental knowledge of the basic education teachers that participated on the program. Also it was possible to realize that the Biology, Physics and Chemistry subprojects of UFPR have contributed to the construction of formating teachers' knowledge (disciplinary and curricular) and the researcher teacher. In this sense, besides promoting the improvement of the initial education, the PIBID in UFPR has also contributed to the continued formation, by means of the recovery of the studying and reflection moments, by the basic education teachers, on new approaches to the Science teaching, allowing the improvement of the pedagogic practice and consequently of the Science teaching in basic education schools.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/28723
    Collections
    • Teses & Dissertações [6964]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV