Percepção e comportamento de risco de beber e dirigir : um perfil do universitário de Curitiba
Resumo
Resumo: O consumo abusivo de bebidas alcoólicas aparece como um problema de saúde pública, especialmente devido às suas conseqüências, e entre elas encontram-se os acidentes de trânsito. Segundo estatísticas oficiais, somente no ano de 2008 foram pouco mais de 39.000 mortos, sendo que entre 30% e 50% dos acidentes com vítimas estão relacionados ao álcool. O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção e os comportamentos de riscos de jovens condutores para uso de álcool e condução. Participaram desta pesquisa 386 estudantes universitários, sendo 55,7% do sexo masculino com idade média de 24,99 anos. Os instrumentos utilizados foram, além de dados sóciodemográficos, um questionário sobre comportamento de risco e duas escalas de Percepção de Risco de Beber e Dirigir. Os resultados das análises estatísticas mostram que homens e motoristas experientes percebem menos riscos de dirigir sob efeito do álcool, além de se envolverem em mais acidentes e cometerem mais infrações de trânsito. Foram realizadas ainda, análises de regressão logística, onde ser do sexo masculino e condutor inexperiente se configuraram bons previsores para comportamentos de beber e dirigir. Além disso, a influência do grupo sobre o comportamento do jovem mostrou-se significativa. Os resultados são importantes para o planejamento de políticas públicas que visem a redução do binômio álcool-direção e a promoção de saúde e segurança no trânsito. Abstract: The excessive consumption of alcohol appears as a public health problem, especially because of its consequences, such as traffic accidents. According to official statistics, only in 2008 over than 39,000 people were dead due to traffic accidents. Between 30% and 50% are victims of accidents related to alcohol. The aim of this study was to investigate the perception and risk behaviors of young drivers for alcohol and driving. 386 undergraduate students participated. 55.7% male, mean age of 24.99 years. In addition to sociodemographic data, the instruments used were a risk behavior questionnaire, and two scales of Drinking and Driving Risk Perception. The results show that men and experienced drivers perceive less risk of driving under the influence of alcohol, and engage in more accidents and commit more traffic violations. Logistic regression analyzes show that being male and inexperienced driver is predicts drinking and driving behavior. Furthermore, the influence of the peers on young people's behavior was significant. The results are important for planning public policies aimed at reducing alcohol-direction of the binomial and the promotion of health and traffic safety.
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- Teses & Dissertações [9328]