• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O que é escrever bem? : com a palavra, os alunos do ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ERICA RODRIGUES.pdf (604.9Kb)
    Date
    2008
    Author
    Rodrigues, Erica
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Lingua portuguesa - Português escrito
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Diversas situações contribuíram para que eu definisse o objeto de estudo deste trabalho, mas uma delas foi determinante: assumir aulas de língua portuguesa, em turmas de terceiro ano de Ensino Médio, em um colégio da rede pública. Na primeira aula com esses alunos, apresentei-lhes a seguinte proposta: Faça um texto respondendo a seguinte questão: "O que é escrever bem?". No total, foram produzidos 119 textos - 62 das turmas do período matutino e 57 dos alunos do período noturno. Com base na concepção de linguagem do Círculo de Bakhitn, esses textos foram analisados com o objetivo de identificar as vozes sociais que compõem o imaginário de estudantes concluintes do ensino médio sobre escrita. Assim, no primeiro capítulo, há uma apresentação de alguns trabalhos que têm como tema a análise da produção escrita de alunos concluintes do ensino médio e vestibulandos. No segundo capítulo, há informações sobre o contexto em que os textos foram produzidos e na seqüência a análise propriamente dita. Em síntese os autores desses textos mostraram têm muito a dizer: percebem a língua escrita como um valor social, embora reconheçam que, mesmo após anos na escola e prestes a saírem dela, não tenham o desempenho que julgam ser necessário para terem um bom texto: talvez não tenham tanto acesso a informação para serem sempre "atualizados", não gostem de literatura clássica, não entenderam as regras de gramáticas, têm dificuldade em manifestar-se por meio dela. Portanto, as vozes identificadas nesses textos podem trazer contribuições para nossas ações em sala de aula, de maneira especial nas de língua portuguesa, redirecionando algumas práticas de maneira que haja espaço para atividades que priorizem a experiência de cada um com a linguagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/28437
    Collections
    • Teses & Dissertações [6964]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV