Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBosse, Vera Regina Passospt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T18:56:48Z
dc.date.available2022-11-30T18:56:48Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28435
dc.descriptionAnexopt_BR
dc.descriptionOrientadora: Sandra Regina Kirchner Guimaraespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Educaçao, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudo sobre o conhecimento metacognitivo da criança acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, realizado no ano de 2003, na cidade de Curitiba-Pr, com o propósito de verificar as relações existentes entre esse conhecimento e a evolução da criança em seu processo de alfabetização, bem como identificar diferenças entre as concepções de aprendizagem da língua escrita de crianças pertencentes a duas diferentes classes sócio-econômicas. Os sujeitos são 18 crianças, entre 5 e 6 anos, sendo 10 alunos de uma escola pública da região metropolitana, e 08 alunos de uma escola particular do centro da cidade. As crianças são entrevistadas no início e no final do ano letivo de 2003, sendo então classificadas conforme sua evolução na aprendizagem da língua escrita. Relaciona-se o nível de conhecimento metacognitivo revelado pelos sujeitos, com sua performance no domínio da leitura e da escrita. Comparam-se as concepções acerca da aprendizagem da língua escrita dos alunos das escolas pública e particular. Após análise qualitativa dos dados, verifica-se que mesmo crianças com um conhecimento metacognitivo restrito conseguem aprender ler e escrever, embora de forma mecânica. Observa-se que crianças com amplo conhecimento metacognitivo, além de apresentarem uma boa evolução na aquisição do sistema de códigos que constitui a língua escrita, conseguem utilizar essa linguagem como instrumento para produzir e alcançar conhecimento. Verifica-se ainda, que no grupo de crianças oriundas de uma classe sócio-econômica menos favorecida, prevalece a concepção de que a linguagem escrita é um objeto específico do âmbito escolar e que sua utilidade se restringe a esse ambiente, ou para garantir status social, enquanto que no grupo de crianças da escola particular prevalece a concepção de que a aprendizagem da linguagem escrita é necessária para o acesso a diversas espécies de conhecimento presentes em situações práticas da vida. Conclui-se que as crianças que iniciam seu processo de alfabetização já conseguem identificar diversos passos do aprendizado da leitura e da escrita, julgar o grau de dificuldade envolvido na tarefa, reconhecer os objetivos desse aprendizado, citar estratégias facilitadoras da tarefa de aprender ler e escrever e avaliar seu próprio desempenho no processo de alfabetização, e que todas essas capacidades mostram-se ampliadas, ao término do ano escolar. Os resultados sugerem, que o nível de conhecimento metacognitivo alcançado pela criança está relacionado com a forma como ela se apropria da linguagem escrita, e que ambas habilidades desenvolvem-se paralelamente, numa relação de reciprocidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Study about the child's metacognitive knowledge regarding the learning of the reading and writing, realized in the year of 2003, in the city of Curitiba -PR, with the purpose of checking the existing relations between this knowledge and the evolution of the child in his/her alphabetization process, as well as identify differences between the conceptions in the learning of written language, by children from two different social and economical classes. The subjects are 18 children in the age of 5 and 6 years old, which of those, 10 are students of a public school in the metropolitan region, and 8 are students of a private school downtown. The children are interviewed in the beginning and in the end of the school year of 2003, being then classified according to their evolution in the written language learning. The level of metacognitive knowledge shown by the subjects is related to their performances on reading and writing. The conceptions on the learning of the written language of the students of the private and the public schools are compared. After a qualitative data analysis, it's possible to verify that even the children with a restricted metacognitive knowledge, are able to learn how to read and write, although in a mechanical way. It is possible to see that children with a wide metacognitive knowledge, besides of showing a great evolution on the acquisition of a system of codes, which constitutes the written language, can also apply that language as an instrument to produce and achieve the knowledge. It is also possible to verify that in the group of children from lower social and economical classes, the concept that written language is an specific object of the school environment and its utility is restrict to that environment, or to guarantee social status, predominates, while with children from the private school there is the main conception of learning the written language as a necessity for the access of further knowledge on practical situations. The conclusion taken is that the children that begin their process of alphabetization are already capable of identify several steps of their own learning of reading and writing, judge the level of difficulty involved on the task, recognize the objectives of this learning, indicate strategies to make the task of learning how to read and write easier, and evaluate their own development in the process of alphabetization, and also that those abilities can be enhanced, in the end of the school year. The results suggest that the level of metacognive knowledge achieved by the child is related to the way that he/she takes in the written language, and that both abilities are developed on a parallel form, in a reciprocal relation.pt_BR
dc.format.extentx, 182 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleO conhecimento metacognitivo de crianças em processo de alfabetização e suas implicações para o aprendizado da linguagem escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples