Impacto dos veículos elétricos sobre as decisões das concessionárias de energia
Date
2012Author
Lima, Jonas Castiglioni
Metadata
Show full item recordSubject
TesesEnergia elétrica - Distribuição
Veiculos eletricos
Sistemas de energia eletrica
Engenharia elétrica
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto que o crescimento da frota de veículos elétricos causará nas decisões de investimento e O&M das concessionárias de distribuição de energia elétrica. São apresentados os modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado e são feitas análises sobre o seu consumo de energia elétrica e sua capacidade de interagir com as redes de distribuição. Abordam-se, também, os benefícios possíveis com o aproveitamento da capacidade de armazenamento de energia de suas baterias. Os impactos são analisados em termos de mudanças nas curvas de carga do sistema, comportamento de tensões nodais e perdas nas linhas da rede de distribuição, através da aplicação do método de simulação de Monte Carlo aplicado a um modelo determinístico da rede, baseado no cálculo do fluxo de potência pelo método da soma de potências. Os resultados e gráficos apresentados foram obtidos com a utilização de um software desenvolvido em linguagem MATLAB® e, inicialmente, permitem concluir que os impactos serão relevantes, a partir de níveis de participação de 10% de veículos elétricos no mercado, e implicarão na necessidade de novas estratégias para o planejamento da expansão da rede, sob os aspectos técnico, econômico e financeiro. Abstract: This work aims to analyze the impact that the growth of the number of electric vehicles will cause on the decisions of electric distribution utilities. Some electric vehicles available on the market are introduced and their energy consumption and ability to interact with distribution networks are analyzed. The potential benefits of the use of the energy storage capacity of their batteries are also highlighted. The impacts are analyzed in terms of changes in system load curves, behavior of the nodal voltages and line losses at the distribution network, through the use of the method of Monte Carlo simulation applied to a deterministic power flow model of the network, based on the method of the sum of powers. The results and graphs presented were obtained using software developed in MATLAB™ and, initially, it may be concluded that the impacts will be relevant, for electric vehicles penetration levels of 10% or more in the market. Results points to the need for new strategies for network planning, under technical, economic and financial aspects.
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