Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGioppo, Christiane, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorCabral, Tânia Marapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T11:40:06Z
dc.date.available2024-04-08T11:40:06Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28424
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Christiane Gioppopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 07/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 148-156pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar e compreender como e de qual forma os enunciados didáticos e literários se relacionam nos livros didáticos de biologia, aprovados no edital de 2007, do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio e no Livro Didático Público de Biologia do Estado do Paraná (2007). Para tanto, buscamos reflexão em algumas concepções de literatura; e inspiração em pesquisas que permeiam a Educação em Ciências e a Literatura. O texto traz a polifonia, do Círculo de Bakhtin, como percurso metodológico de escrita. Por meio da análise destes 10 livros, localizamos 77 enunciados literários. Para entender estes enunciados literários, criamos sintomas de posicionamento, que remetem à importância que foi dada aos enunciados literários: sintoma de posicionamento de fixação, quando localizam-se em algum tipo de atividade; sintoma de complementação, quando inseridos em textos de leitura complementar; sintoma de conteúdo, encontrados junto ao texto principal; sintoma de chamamento, quando estão dispostos de forma a chamar a atenção para determinados conteúdos; e sintoma de sugestão, quando uma obra ou texto literária foi sugerida para leitura posterior. Para entender como os enunciados literários e didáticos se relacionam nos livros de biologia, analisamos esta relação com a aproximação da ideia de exalação: quando o enunciado literário propicia que o conteúdo de biologia seja excedido para momentos de reflexão, dialogando com o mundo. Analisamos também de acordo com a aproximação da ideia de mutilação: quando o enunciado literário foi "cortado" da obra, retirando-o de seu contexto e truncando significados. Identificamos também a aproximação da idéia de desconexão, quando o enunciado literário foi inserido sem que houvesse qualquer menção sobre o mesmo. E por fim, analisamos de acordo com a aproximação da ideia de placebo: quando há tentativas em relacionar os enunciados, porém, de forma superficial, sem propiciar maiores reflexões. Por meio de nossa análise, percebemos que, a maior parte dos enunciados literários foi inserida de forma utilitarista, como pretexto para abordar conceitos da biologia. Desta forma, tais enunciados não proporcionam oportunidades de reflexões. Sendo assim concluímos que, não basta forçar relações interdisciplinares, inserindo enunciados literários nos livros de biologia, sem que haja uma tessitura entre tais enunciados. Tais apontamentos nos levaram a sugerir uma forma de relação entre os enunciados, a qual denominamos como aproximação da ideia de modo viral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master thesis aims to analyze and comprehend how and for what ways didactic and literary enunciated relate to each other on High School biology textbooks selected by the 2007 National Program of High School Textbooks and by the Paraná State Public Biology Textbook (2007). In order to do so, we based our reflections on literature conception and were inspired by research on Science Education and Literature. The text brings Bakhtin's circle on polyfonia as the methodological path to write about it. Ten textbooks were evaluated and 77 literary enunciated were located on them. To understand the insertion of literary enunciated on biology textbooks we developed the idea of "position symptoms" that discuss the importance given to these literary enunciated. The symptoms created are: Fixation, when enunciated is located in any sort of activity; Complementation, when it is inserted in complementary readings after the main text; Content Symptom when it is located with the main text; Calling Symptom when it is strategically inserted to call the attention to a content; and Suggestion when one literary piece or text is suggested as further reading after the class. To understand how literary and didactic enunciated related to each other on Biology textbooks we analyze this relation trying to approximate them to some ideas such as: the idea of Exhalation- when literary enunciated allows biology content to be exceeded to reflective moments, dialoging with the world. We also analyze them the proximity of mutilation idea, when the enunciated was cut from a literary piece taking it out of its contexts and meaning. We also identified some enunciations with the proximity of the idea of disconnection, when literary enunciation was just inserted on the textbook with no mention about it, it is just hanging there. At last we analyzed enunciations with the proximity of placebo idea when authors tried to relate it to the main text however these tentative are superficial with no other reflections on it. According to these analyzes we realized that unfortunately most literary enunciations were inserted in a utilitarian way, as a pretext to discuss a biology concept. In this way such enunciated do not offer reflection opportunities in the class. Hence relations among contents cannot be forced by the simple insertion of a literary enunciated on biology textbooks without creating a fabric net among them. Such things guided us to suggest a relationship among enunciated that we saw proximities with the idea of viral mode.pt_BR
dc.format.extent216f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Livros didaticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAh, troço de louco : os enunciados trocando rosas e socos nos livros didáticos de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples