Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 28
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor
(2019)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ...
Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
(2014)
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o discurso de licenciandos acerca da relação entre a linguagem do ensino de ciências e a linguagem da improvisação teatral, com o objetivo de observar que aspectos contribuintes ...
Formação continuada para uso de tecnologias em sala de aula : o que os professores querem
(2013)
Resumo: As transformações na sociedade da informação, influenciadas pela cibercultura e as tecnologias, entre outras mudanças, têm alterado o papel docente na construção do conhecimento, pelo aluno, em sala de aula. A ...
Um olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distância
(2018)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta ...
Materiais produzidos pelo Ministério da Educação para orientar professores na direção de uma educação para relações étnico-raciais
(2014)
Resumo: A investigação teve como objetivo analisar a potencialidade dos materiais didáticos produzidos pelo Ministério da Educação - MEC em decorrência da sanção de políticas públicas de caráter afirmativo no período de ...
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
(2014)
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir de minhas experiências acadêmicas e profissionais
como psicóloga e professora surda. Utilizei a metodologia de História de Vida,
baseada em Josso, onde a narrativa escrita tem o papel ...
A práxis como fenômeno formador do/a docente
(2017)
Resumo: Este trabalho organiza e realiza investigações acerca da formação do/a professor/a em serviço, na perspectiva dialética que enfoca a práxis como fenômeno recursivo do trabalho docente, capaz de transformá-lo/a e ...
Evasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciados
(2015)
Resumo: O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das ciências ...
Práxis na formação docente : principais tendências na produção acadêmica atual
(2013)
Resumo: Este trabalho trata da investigação sobre a formação de professores em nível de graduação, especificamente como tem sido tratada, na atual produção acadêmica, a relação entre teoria e prática nestes processos ...
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)
Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ...