Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 67
A leitura e as formações discursivas na formação docente : entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciências
(2012)
Resumo: Temos a leitura como um processo produtivo de circulação e legitimação de sentidos que se constituem historicamente por práticas sociais que obrigam a nos inscrever em algumas posições discursivas, em um sistema ...
Conselho de classe : a historicidade de uma prática entre os fazeres ordinários da escola (1950-1990)
(2012)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o conselho de classe, prática historicamente construída entre os fazeres ordinários da escola. Para tanto, as produções acadêmicas, a legislação e em especial os registros ...
Educando mulheres, vendendo saúde : propagandas e outros textos de jornais curitibanos dos anos 1920
(2012)
Resumo: A dissertação teve como objetivo analisar a imagem da mulher saudável através dos discursos de propaganda (figuras e textos) veiculados por três jornais curitibanos nos anos 1920: Gazeta do Povo, O Dia e Diário da ...
Corpo, cultura e juventude nikkei : processos de construção identitária
(2012)
Resumo: Considerando as contribuições teórico-metodológicas de autores como Zygmunt Bauman, Michel Maffesoli, Franscisco Ortega e Jurandir Freire Costa, que tratam dos processos de construção das identidades e de sua ...
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física
(2012)
Resumo: A presente investigação foi realizada em um curso de licenciatura em física visando compreender algumas dimensões dos processos de produção e de manifestação de sentidos. Para isto adentramos no Estágio Supervisionado ...
A relação ensino e aprendizagem como práxis : a educação histórica e a formação de professores
(2012)
Resumo: A investigação teve como objetivo compreender as relações de ensino e aprendizagem histórica na concepção de um grupo de professores do município de Araucária-PR, de acordo com o referencial da educação histórica, ...
O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
(2012)
Resumo: Procura compreender o sentido e lugar do texto clássico de Filosofia nas aulas de Filosofia das escolas públicas paranaenses do Ensino Médio. A reinserção desta como disciplina obrigatória no currículo do Ensino ...
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
(2012)
Resumo: Nessa dissertação analisamos dois materiais produzidos e publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, as Diretrizes Curriculares de Artes e Arte para a Educação Básica e o Livro Didático Público de ...
A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar
(2012)
Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento
cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil.
Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e ...
Intervenção em grupo com famílias : foco nas queixas escolares dos filhos
(2012)
Resumo: A criança se desenvolve em meio a dois importantes contextos: a família e a escola. A família é responsável em transmitir as primeiras informações e interpretações sobre o mundo, sendo a base referencial para o ...