Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 65
Produzindo narrativas, (en)gendrando currículo : subjetivação de professoras e a invenção da ESEF/Pelotas - RS
(2008)
Resumo: Essa pesquisa propõe analisar as concepções a respeito da formação feminina presente nos discursos e nas práticas curriculares que atuaram na formação das professoras da Escola Superior de Educação Física da ...
A construção do lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio : análise a partir da compreensão dos professores de filosofia da escola pública paranaense
(2008)
Resumo : Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, ...
Concepções de cuidado familiar na visão de adolescentes abrigados, das suas famílias e de educadores de uma ONG
(2008)
Resumo : O estudo visa conhecer como adolescentes abrigados, seus familiares e educadores percebem e compreendem o cuidado familiar. Justifica-se pela possibilidade de refletir e desenvolver práticas cotidianas mais próximas ...
Interação social e tomada de consciência a partir do desenho de adultos
(2008)
Resumo: O aporte teórico do presente estudo é a teoria de desenvolvimento humano de Piaget. Buscou-se identificar a possibilidade de tomar consciência de certos aspectos da própria existência a partir do desenho e verificar ...
Do quilombo a escola : os efeitos nefastos das violências sociais silenciadas
(2008)
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com sujeitos que transitam por espaços sociais distintos: Quilombo e Escola, ambos entendidos como espaços que ocorrem a construção da identidade das crianças negras quilombolas. O ...
O que é escrever bem? : com a palavra, os alunos do ensino médio
(2008)
Resumo: Diversas situações contribuíram para que eu definisse o objeto de estudo deste trabalho, mas uma delas foi determinante: assumir aulas de língua portuguesa, em turmas de terceiro ano de Ensino Médio, em um colégio ...
O que é ser criança e viver a infância na escola : uma análise da transiçao da educaçao infantil para o ensino fundamental numa escola municipal de Curitiba
(2008)
Resumo: O presente trabalho buscou compreender o que é ser criança e viver a infância na escola. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de idade entre cinco e seis anos, que freqüentavam uma turma do primeiro ano do ensino ...
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
(2008)
Resumo: Este trabalho visa identificar se o discurso que tende a (super)valorizar uma experiência de imersão em relação à formação em Letras realmente existe e se tem consistência. O trabalho também apresenta alguns ...