Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Formação continuada para uso de tecnologias em sala de aula : o que os professores querem
(2013)
Resumo: As transformações na sociedade da informação, influenciadas pela cibercultura e as tecnologias, entre outras mudanças, têm alterado o papel docente na construção do conhecimento, pelo aluno, em sala de aula. A ...
Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
(2011)
Resumo: A importância da abordagem de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é consenso entre o professores e pesquisadores da área de ensino de Física, com reflexos inclusive nas orientações ...
Do drama ao jogo : a compreensão de docentes da pequena infância sobre o jogo dramático
(2013)
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar, para conhecer a compreensão de Jogo Dramático nos dizeres de docentes que atuam na educação infantil. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizei os estudos ...
A arte de ensinar : meandros do ofício de mestre de primeiras lestras na província do Paraná (1857-1884)
(2014)
Resumo: Este trabalho tem por tema a História da Profissão Docente na província do Paraná, o qual busca perceber e analisar o processo de ordenamento do ensino primário paranaense, por meio do ofício de mestre de primeiras ...
A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba - PR
(2012)
Resumo: A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e a consequente inclusão de crianças de seis anos - no caso do Paraná, antes mesmo dessa idade - na segunda etapa da Educação Básica suscitou o debate ...
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
(2013)
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos em uma investigação com abordagem qualitativa cuja metodologia se pauta em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Lankshear e Knobel (2008), Gamboa (2000), entre outros. ...
A política da hora-atividade na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná : diferentes ângulos de uma mesma foto
(2013)
Resumo: Analisar a hora-atividade como uma política educacional, portanto, pública, exige um certo esforço no sentido de compreender os determinantes e as condições nas quais este espaço/tempo do professor e da escola vem ...
Perfil profissional e condições do trabalho docente : um estudo sobre os professores dos anos da RME de Curitiba
(2011)
Resumo: Este trabalho situa-se no âmbito das políticas educacionais, em especial sobre as que tratam do perfil profissional e das condições de trabalho dos docentes. Diante disso, consideram-se, para efeitos de estudo e ...
O professor em ação dramática na educação infantil : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba - Paraná
(2013)
Resumo: Este estudo dedicou-se a investigar quais saberes mobilizam a ação dramática de professores que atuam na Educação Infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram Courtney (2010), Nóvoa (1979, 1989), Slade (1978), ...