Search
Now showing items 1-10 of 18
As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
(1987)
Resumo: Este trabalho versa sobre uni modelo de escola rural, de origem norte-americana; a escola consolidada. Trata-se de uma escola de 1º grau completo, servida por um sistema de transporte de alunos. Tem por principio ...
A escola do campo e seu significado : o ponto de vista de professores e professoras da Rede Estadual de Educação do Paraná
(2009)
Resumo: Analisa, a partir das relações dos professores e professoras com as Diretrizes Estaduais da Educação do Campo do Estado do Paraná, elementos que se constituem como especificidade das escolas do campo, do ponto de ...
Escolas do campo no Paraná : entre a conquista e a imposição
(2012)
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas e a dinâmica escolar no desenvolvimento de atividades de dois Colégios Estaduais localizados no Estado do Paraná. A pesquisa faz um recorte histórico ...
Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza
(2016)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - ...
Formando educadores do campo
(2011)
Resumo: A dissertação intitulada "Formando Educadores do Campo" caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que tem como finalidade estudar concepções de formação do instrutor que ingressa no Serviço Nacional de ...
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
(2010)
Resumo: Investigação qualitativa inserida no debate atual da Educação do Campo no Brasil, no âmbito dos movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como estudo em caso, produz ...
Práticas de leitura nas escolas itinerantes do Paraná
(2014)
Resumo: Tese de doutorado sobre as práticas de leitura nas Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado do Paraná, Brasil. Utiliza como metodologia dois questionários destinados aos ...
A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
(2020)
Resumo: Esta pesquisa está inserida no debate das políticas de formação de educadores para atuar na especificidade do contexto do campo, tendo como foco a diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo. A Licenciatura ...
Livros didáticos para Escolas do Campo : aproximações a partir do PNLD Campo-2013
(2013)
Resumo: Apresenta resultados da investigação sobre manuais didáticos para escolas do campo. A pesquisa é articulada à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ...
O processo educativo no projeto Saberes da Terra do território cantuquiriguaçu : limites e possibilidades
(2010)
Resumo: A presente dissertação analisa o Projeto Saberes da Terra executado no Território Cantuquiriguaçu, no Estado do Paraná, tendo como objetivo central compreender como aconteceu a integração entre o conhecimento teórico ...