Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 18
Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza
(2016)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - ...
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
(2017)
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar ...
A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
(2020)
Resumo: Esta pesquisa está inserida no debate das políticas de formação de educadores para atuar na especificidade do contexto do campo, tendo como foco a diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo. A Licenciatura ...
Interfaces das políticas de educação especial e educação do campo no contexto da Amazônia Acreana
(2022)
Resumo: A tese intitulada "Interfaces das políticas de educação especial e Educação do Campo no contexto da Amazônia Acreana" faz referência a um estudo realizado na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do ...
Escolas do campo no Paraná : entre a conquista e a imposição
(2012)
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas e a dinâmica escolar no desenvolvimento de atividades de dois Colégios Estaduais localizados no Estado do Paraná. A pesquisa faz um recorte histórico ...
Práticas de leitura nas escolas itinerantes do Paraná
(2014)
Resumo: Tese de doutorado sobre as práticas de leitura nas Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado do Paraná, Brasil. Utiliza como metodologia dois questionários destinados aos ...
Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
(2019)
Resumo: Os elementos culturais propiciados pelos sujeitos escolares presentes no cotidiano da sala de aula, aliados aos elementos culturais das políticas educacionais públicas que regem determinado contexto histórico social ...
As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
(1987)
Resumo: Este trabalho versa sobre uni modelo de escola rural, de origem norte-americana; a escola consolidada. Trata-se de uma escola de 1º grau completo, servida por um sistema de transporte de alunos. Tem por principio ...
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
(2010)
Resumo: Investigação qualitativa inserida no debate atual da Educação do Campo no Brasil, no âmbito dos movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como estudo em caso, produz ...
Formação de professores e educação do campo : questões e desafios no âmbito municipal
(2016)
Resumo: Esta dissertação se reportou à formação de professores que atuam em escolas do campo em dois municípios rurais do Estado do Paraná, Tijucas do Sul e Quitandinha. Por terem as escolas sido nomeadas como escolas do ...