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dc.contributor.authorAmérico, Bruno Luiz
dc.contributor.otherTakahashi, Adriana Roseli Wunsch
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-17T14:57:06Z
dc.date.available2015-11-17T14:57:06Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/28317
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/04/2012
dc.descriptionBibliografia: fls. 293-303
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: O presente estudo utiliza as abordagens da tecnociência e situada para analisar o fluxo do conhecimento, bem como a mobilização de elementos heterogêneos e distantes a partir da Coordenação do Programa de Inglês em Educação Básica (Coordenação), da Secretaria de Educação e Cultura de Coahuila (SECC), México. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de aprendizagem organizacional (AO) na Coordenação, da SECC, México, em intersecção com a comunicação organizacional (CO). O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, dimensão de análise transversal com aproximação longitudinal, realizando-se um estudo de caso único do processo de AO na Coordenação, em intersecção com a CO, desde 1995/1996 até 2011. A Coordenação é parte de uma rede de trabalho responsável por constituir o Programa de Inglês em Educação Básica de Coahuila (PIP), assim, outros nódulos desta rede foram incluídos na análise. Dessa forma, utilizou-se como método de pesquisa a análise de conteúdo das entrevistas realizadas por meio de roteiros semiestruturados junto aos atores dos nódulos que compõem a rede do PIP, análise documental, e observação não participante. Por meio de descrição robusta do trabalho dos atores da rede do Programa, foi possível identificar o advento de um Programa Nacional de Inglês em Educação Básica, que foi tomado como controvérsia que colaborou com a descrição do processo de AO na Coordenação. Os resultados evidenciaram que o processo de AO na Coordenação retrocede a fase de concepção do Programa, onde, com base em valores e na estrutura da SECC, a Coordenação definiu o processo de implantação, seguimento e avaliação do Programa, bem como o recrutamento e o treinamento formal. Além disso, o foco do estudo recai sobre o papel de mediadores - relatórios, formulários, documentos legais e manuais - na contínua representação do processo de AO na Coordenação. Sendo assim, o processo de AO na Coordenação ocorre por intermédio da mobilização de elementos heterogêneos e distantes acumulados pela Coordenação, predominantemente textualizados, ou seja, em intersecção com a CO.
dc.description.abstractAbstract: The present study uses the technoscience and situated approaches to analyze the knowledge flow, and the mobilization of heterogeneous and distant elements by the Coordination of the Basic Education English Program (Coordination), of the Coahuila Education and Culture Board (SECC), Mexico. The objective of this study was to analyze the organizational learning (OL) process in the Department, of the SECC, Mexico, in interaction with organizational communication (OC). The study design was descriptive-exploratory of qualitative approach, the analysis dimension was longitudinal cross-sectional, performing a single case study of the Coordination OL process, in intersection with CO, since 1995/1996 to 2011. The Coordination is part of a network responsible by enacting the Coahuila Basic Education English Program (PIP); therefore, other nodes of this network were included in the analysis. Thus, as a research method it was used the content analysis of the interviews conducted through semi-structured script with the PIP's network actors, document analysis, and non-participant observation. Through thick description of the network actors' work, it was possible to identify the advent of a National Basic Education English Program, which was taken as an issue that collaborated with the description of the Coordination OL process. The results showed that the Coordination OL process goes back to the PIP's design phase, where, based on values and the SECC's structure, the Coordination defined the PIP's process of implementation, monitoring and evaluation, as well as the recruitment and the formal training. Furthermore, the study's focus lays on the role of mediators - reports, forms, legal documents and manuals - in the continuous enactment of the Coordination AO process. As a result, it is possible to assume that the Coordination organizational learning process occurs through the mobilization of heterogeneous and distant elements, texts predominantly, in other words, in intersection with organization communication.
dc.format.extent311f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectAprendizagem organizacional
dc.subjectEducação - Mexico
dc.subjectComunicação nas organizações
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração
dc.titleProcesso de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria Pública de Coahuila, México
dc.typeDissertação


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