Tendências na produção do conhecimento em educação física escolar : análise das produções do PDE-SEED/PR(2007-2008)
Abstract
Resumo: Nossa pesquisa investigou as tendências na produção do conhecimento em Educação Física Escolar, indagando quais as noções de conhecimento e de Educação Física, em quais perspectivas onto epistemológicas se pautam e quais as decorrências para prática pedagógica em Educação Física estão presentes nos artigos conclusivos do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Para a realização da análise das tendências precisamos compreender e explicitar as várias facetas e conseqüências trazidas pelas diferentes opções filosóficas e científicas. As contribuições da crítica ontológica de Georg Lukács e Roy Bhaskar nos forneceram subsídios ao demonstrar que os estudos restritos ao campo epistemológico não são capazes de identificar as convergências existentes entre diferentes teorias no campo ontológico. O aporte ontológico é capaz de nos armar com subsídios necessários ao enfrentamento de teorias que ao invés de instrumentalizar acabam subordinando-nos ao que está posto e interditando qualquer possibilidade de conhecimento/aproximação do real. O estudo da orientação dada à prática pedagógica relativa a essas teorias pôde nos mostrar os possíveis caminhos e nos fazer refletir sobre a ocorrência de mudanças com os programas de formação continuada e quais orientações aparecem como tendências predominantes. Abstract: Nuestro estudio analiza las tendencias en la producción del conocimiento en Educación Física Escolar, indagando que nociones de conocimiento y de Educación Física, en que perspectivas onto-epistemológicas son guiados y cuales son las consecuencias para la práctica pedagógica en Educación Física están presentes en los artículos conclusivos del Programa de Desarrollo Educacional de la Secretaria de Educación del Estado de Paraná. Para realizar el análisis de las tendencias necesitamos comprender y explicitar lãs diversas facetas e consecuencias traídas por las diferentes opciones científicas y filosóficas. Las contribuciones de la crítica ontológica de Georg Lukács y Roy Bhaskar nos brindan subsidios al demostrar que los estudios restrictos al campo epistemológico no son capaces de identificar las convergencias existentes entre diferentes teorías em el campo ontológico. La contribución ontológica es capaz de municionarnos con subsidios necesarios al enfrentamiento de lãs teorías que en lugar de instrumentalizar acaban subordinándonos a lo que está dado e vedar cualquier posibilidad de conocimiento/aproximación de lo real. El estudio de la orientación dada a la práctica docente relativa a las teorías puede mostrarnos los posibles caminos y hacernos reflexionar sobre la ocurrencia de câmbios a través de programas de formación continuada y las directrices que se presentan como tendencias predominantes.
Collections
- Teses & Dissertações [8684]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...