Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFronza, Marcelopt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T12:00:15Z
dc.date.available2020-08-05T12:00:15Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28235
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 13/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 435-446pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se insere no campo de investigacao da Educacao Historica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognicao historica situada dos sujeitos em contexto de escolarizacao (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualizacao teorica a partir da teoria da consciencia historica e sua relacao com a formacao do pensamento historico (Rusen, 2001, 2007, 2010b) e da cognicao historica situada dos sujeitos. Faz-se um dialogo entre as consideracoes sobre como os jovens constroem seu autoconhecimento identitario, a partir do filosofo da Historia alemao Jorn Rusen (2007, 2010b) e das ideias do filosofo hungaro Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) referentes a reafirmacao de uma criacao ativa do sujeito como uma forma intersubjetiva de autoconhecimento nao alienado. Depois se analisa as investigacoes sobre a aprendizagem historica dos jovens na Alemanha, Portugal e Brasil. Investigam-se tambem as relacoes entre a cultura juvenil, a cultura escolar e as historias em quadrinhos. E utilizado um instrumento de investigacao baseado nos principios da pesquisa qualitativa proposta por Michelle Lessard-Hebert (LESSARD-HEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). O instrumento de pesquisa possui questoes abertas procurando entender como os jovens compreendem a relacao entre as historias em quadrinhos e a verdade historica. Para isso, utiliza-se o confronto de fragmentos de duas historias em quadrinhos - a primeira produzida totalmente por quadrinistas (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) e a segunda roteirizada por uma historiadora brasileira (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - que pretendem abordar didaticamente, a partir de criterios historiograficos, a tematica da Independencia do Brasil em 7 de setembro de 1822. Em seguida, pediu-se aos estudantes que produzissem uma historia em quadrinhos sobre este tema. Por fim, investiga-se como se da a relacao entre o poder narrativo das historias em quadrinhos e as ideias de intersubjetividade e verdade historica dos jovens estudantes de ensino medio. As respostas dos alunos revelaram ideias sobre verdade historica e a intersubjetividade que ajudaram a construir alguns criterios para a constituicao de uma aprendizagem historica pautada em principios humanistas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the research field of History Education in which their teachers as researchers aim to understand how make up the situated historical cognition of subjects located in the schooling context (SCHMIDT, 2009). For this, it presents a theoretical background from the historical consciousness' theory and its relationship with the formation of historical thinking (Rusen, 2001, 2007, 2010b) and the subjects' situated historical cognition. There is a dialogue between the considerations on how youngsters build their self-identity, from German philosopher of history Jorn Rusen (2007, 2010b) and the ideas of Hungarian philosopher Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) regarding the reaffirmation of an active creation the subject as an intersubjective form of self that is not alienated. Afterwards it analyses the investigations about youngsters' historical learning and Germany, Portugal and Brazil. It also investigates the relationship between youth culture, escolar culture and historical comic books. It is used a research instrument guided on the principles of qualitative investigation proposed by Michelle Lessard-Hebert's work (LESSARDHEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). The research instrument opens questions which seek to understand how young people understand the relationship between comic books and historical truth. For this, it use the confrontation of two fragments of comic books - the first produced entirely by cartoonists (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) and the second scripted by a Brazilian historian (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - which aim to address didactically from historiographical criteria, the subject of Brazil's Independence Day on September 7, 1822. Then, it asked to students that produce a comic book on this topic. Finally, it will investigate how is the relationship between the narrative power of comic books and the young high school students' ideas of intersubjectivity and historical truth. Students' answers revealed ideas about historical truth and intersubjectivity that helped to build some criteria for the formation of a historical learning guided in humanistic principles.pt_BR
dc.format.extent2 v. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectEducação do adolescentept_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples