• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MARCELO FRONZA.pdf (15.30Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Fronza, Marcelo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa se insere no campo de investigacao da Educacao Historica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognicao historica situada dos sujeitos em contexto de escolarizacao (SCHMIDT, 2009). Para isso, apresenta-se uma contextualizacao teorica a partir da teoria da consciencia historica e sua relacao com a formacao do pensamento historico (Rusen, 2001, 2007, 2010b) e da cognicao historica situada dos sujeitos. Faz-se um dialogo entre as consideracoes sobre como os jovens constroem seu autoconhecimento identitario, a partir do filosofo da Historia alemao Jorn Rusen (2007, 2010b) e das ideias do filosofo hungaro Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) referentes a reafirmacao de uma criacao ativa do sujeito como uma forma intersubjetiva de autoconhecimento nao alienado. Depois se analisa as investigacoes sobre a aprendizagem historica dos jovens na Alemanha, Portugal e Brasil. Investigam-se tambem as relacoes entre a cultura juvenil, a cultura escolar e as historias em quadrinhos. E utilizado um instrumento de investigacao baseado nos principios da pesquisa qualitativa proposta por Michelle Lessard-Hebert (LESSARD-HEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). O instrumento de pesquisa possui questoes abertas procurando entender como os jovens compreendem a relacao entre as historias em quadrinhos e a verdade historica. Para isso, utiliza-se o confronto de fragmentos de duas historias em quadrinhos - a primeira produzida totalmente por quadrinistas (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) e a segunda roteirizada por uma historiadora brasileira (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - que pretendem abordar didaticamente, a partir de criterios historiograficos, a tematica da Independencia do Brasil em 7 de setembro de 1822. Em seguida, pediu-se aos estudantes que produzissem uma historia em quadrinhos sobre este tema. Por fim, investiga-se como se da a relacao entre o poder narrativo das historias em quadrinhos e as ideias de intersubjetividade e verdade historica dos jovens estudantes de ensino medio. As respostas dos alunos revelaram ideias sobre verdade historica e a intersubjetividade que ajudaram a construir alguns criterios para a constituicao de uma aprendizagem historica pautada em principios humanistas.
     
    Abstract: This research is part of the research field of History Education in which their teachers as researchers aim to understand how make up the situated historical cognition of subjects located in the schooling context (SCHMIDT, 2009). For this, it presents a theoretical background from the historical consciousness' theory and its relationship with the formation of historical thinking (Rusen, 2001, 2007, 2010b) and the subjects' situated historical cognition. There is a dialogue between the considerations on how youngsters build their self-identity, from German philosopher of history Jorn Rusen (2007, 2010b) and the ideas of Hungarian philosopher Gyorgy Lukacs (2003; LUNN, 1986) regarding the reaffirmation of an active creation the subject as an intersubjective form of self that is not alienated. Afterwards it analyses the investigations about youngsters' historical learning and Germany, Portugal and Brazil. It also investigates the relationship between youth culture, escolar culture and historical comic books. It is used a research instrument guided on the principles of qualitative investigation proposed by Michelle Lessard-Hebert's work (LESSARDHEBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005). The research instrument opens questions which seek to understand how young people understand the relationship between comic books and historical truth. For this, it use the confrontation of two fragments of comic books - the first produced entirely by cartoonists (DINIZ, EDER, 2008, p. 41-45) and the second scripted by a Brazilian historian (PAIVA, SCHWARCZ, 1995, p. 5-9) - which aim to address didactically from historiographical criteria, the subject of Brazil's Independence Day on September 7, 1822. Then, it asked to students that produce a comic book on this topic. Finally, it will investigate how is the relationship between the narrative power of comic books and the young high school students' ideas of intersubjectivity and historical truth. Students' answers revealed ideas about historical truth and intersubjectivity that helped to build some criteria for the formation of a historical learning guided in humanistic principles.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/28235
    Collections
    • Teses & Dissertações [10497]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV