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dc.contributor.advisorCarvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorPaupitz, Selma Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-07T19:34:38Z
dc.date.available2019-10-07T19:34:38Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27944
dc.descriptionOrientador: Alexandre Luis Trovon de Carvalhopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2003pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação com intenção formativa quando a aprendizagem de Geometria se realiza em "ambientes informatizados". Tendo em vista as características de dinamismo, interatividade, meio para modelagem e simulação, múltiplas representações e capturação de procedimentos que estes ambientes apresentam, foi esenvolvido um dispositivo de avaliação tecnológico constituído de planilhas eletrônicas interligadas de modo a permitir ao professor: desencadear comportamentos a observar e interpretar, observar e interpretar esses comportamentos, comunicar os resultados de sua análise e sua apreciação, e finalmente, remediar os erros e as dificuldades analisadas. Para operacionalizar esse dispositivo optou-se pelo ambiente de Geometria Dinâmica que o software Cabri Géomètre oferece para acompanhar o desenvolvimento de ações que favoreçam o "pensar matematicamente", isto é, de modo a permitir ao aluno: estabelecer relações ao construir, visualizar e movimentar; conjecturar ao interpretar e experimentar; buscar explicações pesquisando; levantar hipóteses e experimentar; e, finalmente concluir com correção e clareza.pt_BR
dc.format.extent133 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçao - Aprendizagempt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de geometria em ambientes dinâmicos : um novo olhar no processo mediado pela tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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