Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLadewig, Iversonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorBertoldi, Andréa Lúcia Sériopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T18:59:55Z
dc.date.available2022-11-11T18:59:55Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27902
dc.descriptionOrientador : Iverson Ladewigpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A autonomia para solucionar problemas através dos movimentos é uma necessidade diária de crianças portadoras de deficiência motora. Porém, o desenvolvimento inadequado da percepção corporal dificulta a resolução dos desafios motores enfrentados por essas crianças. Na tentativa de reverter esta situação, várias perspectivas conceituais vêm sendo desenvolvidas com a tendência comum do uso da abordagem de solução de problemas. A questão que surge está na dificuldade que as crianças apresentam no estabelecimento de estratégias de atenção para pontos críticos que permitam a solução desses problemas. Assim, este estudo teve por objetivo sistematizar e avaliar os resultados da aplicação de um procedimento denominado "pesquisa motora por problematização", comparando sua eficiência com e sem o uso de estratégias cognitivas de direcionamento da atenção (dicas de aprendizagem) para fatores críticos do desenvolvimento da percepção corporal de crianças portadoras de deficiência motora. Participaram do estudo 22 crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, de ambos os sexos, portadoras de deficiência motora. As 22 crianças foram aleatoriamente divididas em 2 grupos: CD (com dicas), que desenvolveu o procedimento 1 e o SD (sem dicas), o procedimento 2. Os procedimentos 1 e 2 foram aplicados em 4 sessões, com duração de 50 minutos cada e freqüência de 2 sessões semanais. As dicas utilizadas no procedimento 1 direcionavam a atenção das crianças para as seguintes partes do corpo: sessão 1: partes "do lado" (membros superiores), sessão 2: partes "de baixo" (membros inferiores), sessão 3: partes "de cima" (cabeça e face) e sessão 4: partes "do meio" (tronco). Foram realizados pré e pós-testes na semana anterior e posterior à aplicação do procedimento e testes de retenção após 1 mês com os seguintes instrumentos: "Teste de identificação das partes do corpo", adaptado de FONSECA (1998), "Teste da percepção cinética" e "Teste da percepção crítica das partes do corpo", desenvolvidos pelos pesquisadores. Paralelamente à aplicação destes testes, as crianças de ambos os grupos realizaram o "Teste do desenho do corpo" (CAMPOS, 1989) para complementar a análise dos dados. Os resultados da aplicação da análise de variância multivariada MANOVA e do teste de comparações múltiplas de Tukey demonstram que na variável de identificação das partes do corpo não houve diferenças entre os grupos, refletindo os altos escores obtidos pelos dois grupos no pré-teste desta variável. Já nas variáveis de percepção cinética e de percepção crítica das partes do corpo foram verificadas diferenças estatisticamente significativas (p<0.01) em todos os fatores: grupo, escore e interação entre grupo e escore. Estas diferenças ocorreram entre os pré-testes e os pós-testes e entre os pré-testes e a retenção. Na análise dos desenhos do corpo foi verificado um aumento expressivo na representação de pormenores anatômicos nos pós-testes e nos testes de retenção principalmente nos desenhos das crianças pertencentes ao grupo CD. Diante desses resultados concluímos que o uso de dicas influenciou diretamente a aquisição e a retenção da aprendizagem das variáveis desenvolvidos neste estudo, promovendo a percepção corporal de crianças portadoras de deficiência motora.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The autonomy to solve problems through movements is a daily necessity for motor disabled children. However, the deficit of the body perception difficulties the movement challenges faced by these children. In order to invert this situation, many conceptual perspectives have been developed which have in common the problem solving approach. The question here is in the difficulty the children feel in establishing attention strategies at critical points which would allow the solving of these problems. Thus, this study had the objective of systematizing and evaluating the results of a procedure application named "motor problematization research", comparing its efficiency with and without cognitive strategies of attention (learning cues) for critical factors of body perception. 22 children between 7 and 10 years old both male and female participated in the study. The 22 children were randomly divided in two groups: CD (with cues) which developed the procedure 1, and SD (without cues) the procedure 2. Procedures 1 and 2 were applied in 4 sessions of 50 minutes each and a twice a week frequency. The cues in procedure 1 directed children's attention to the following parts of the body: session 1: "side parts" (upper limbs), session 2: "low parts" (lower limbs), session 3: "upper parts" (head and face) and session 4: "medium parts" (trunk). There were pre-tests in the previous week, post-tests in the week after the procedure application and retention tests one month after with the following instruments: "Test of the body parts identification" adapted from FONSECA (1998); Test of the kinetics perception" and "Test of the critical perception of the body parts", developed by researches. Parallel to these tests application, children by both groups did the "Test of the body drawing", described by CAMPOS (1989) to complement the data analysis. The results of the MANOVA multivariated variance analysis application and the Tukey multiple comparison test demonstrate that in the identification of body parts variable were no differences between the groups, reflecting high scores obtained by the two groups of the pre-test of this variable. In the variables of kinetics perception and critical perception of the body parts were verified significant differences (p<0.01) in all factors of the group, score and interaction between group and score. Such differences were significant between pre and post-tests and between pre-tests and the retention. In the analysis of the body drawing it was verified an increase in anatomic details representation in the post-tests and in the retention tests, mainly in the children's drawing of the group CD. According to these results we concluded that the use of cues influenced in the acquisition and learning retention of the variables developed in this study, promoting the body perception of the motor disabled children.pt_BR
dc.format.extentxiii, 119p. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleA influência do uso de dicas de aprendizagem na percepção corporal de crianças portadoras de deficiência motorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples