Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marta Morais da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorZelaquett, Andréa Garciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-01-17T19:16:50Z
dc.date.available2022-01-17T19:16:50Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27898
dc.descriptionOrientador: Marta Morais da Costapt_BR
dc.descriptionDissertaçao(mestrado)- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduaçao em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação de Mestrado tem como tema principal a análise dos aspectos lúdicos no discurso poético de Bartolomeu Campos Queirós. Tal análise divide-se em três capítulos. No primeiro, centralizamos o objetivo em estabelecer uma relação entre metáfora, poesia e ludicidade nos campos filosófico, antropológico, fenomenológico e literário. Buscamos, portanto, apoio teórico em Johan Huizinga, Gaston Bachelard e Gilbert Durand. Procuramos mostrar que as metáforas no discurso de Queirós suscitam imagens que, se transformam em símbolos. Tanto Bachelard quanto Durand exploram, em suas análises, os quatro elementos primordiais da natureza - terra, ar, água e fogo. Como em Queirós as metáforas, vegetais ou animais, representam o desejo de integrar o homem à natureza, analisamos no discurso poético deste autor o lugar da ludicidade na relação das metáforas, imagens e símbolos com os quatro elementos essenciais da natureza, segundo Bachelard e Durand. No segundo, apresentamos uma análise do espaço e tempo mítico-simbólicos no discurso poético de Bartolomeu Queirós e sua relação com a ludicidade. Para tanto, apoiamo-nos na teoria do mito de Northrop Frye, no que concerne à visão do herói mítico, implícita na leitura de Cavaleiros das Sete Luas. À teoria de Frye, unimos alguns mitos heróicos citados por Durand e pelos dicionários de mitologia. No terceiro, desenvolvemos um estudo da linguagem pictórica, em co-relação com a poesia do autor, compreendendo inclusive o planejamento gráfico, de fundamental importância para o conjunto da obra literária do autor. É por meio das ilustrações, das formas, das cores, de luzes e sombras que o jogo do olhar se faz mais presente. Com as ilustrações, a imaginação e o lúdico ganham mais espaço. Como base teórica, apoiamo-nos em Alberto Manguel, Luís Camargo, Tânia Pellegrini, Alfredo Bosi, além de outros críticos. Por fim, concluímos que os aspectos lúdicos no discurso poético de Bartolomeu Queirós se encontram no jogo do movimento das metáforas no conjunto de sua obra; no ritmo dos versos; na maneira como os versos estão dispostos na página nem sempre em branco, enfim, no conjunto textual, nas palavras, imagens, símbolos, cores e mitos que integram as narrativas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present essay of masters courses has as main subject the analysis of ludic aspects in the poetical discourse of Bartolomeu Campos Queirós. This analysis has three chapters. In the first, we centre the objective to determine the relations among the metaphor, poetry and ludic aspect on philosophical, anthropological, phenomenological and literary fields. Therefore, We search a theorist support in Johan Huizinga, Gaston Bachelard and Gilbert Durand. We show that metaphors about Queirós discourse suggest images which change into symbols. Both Bachelard and Durand explore in their analysis four main elements of nature - earth, air, water and fire. Like in Queirós, the vegetals or animals metaphors represent the desire of join the man and the nature, we analyse in the poetical discourse of this author the position of ludic aspect on metaphors, images and symbols relations with four essentials elements of nature, according to Bachelard and Durand. In the second chapter, we show the analysis of place and time mythic - symbolic in the poetical discourse of Bartolomeu Queirós and his relation with the ludic aspect. We base on the myth theory of Northrop Frye, related to the mythic hero vision. In the third chapter, we develop a pictorial language study and the co-relation with the poetry of the author, including the graphic planning, that it's important for the whole literary composition. Through the ilustrations, configurations, colours, lights and shadows, the game view is more present. With the ilustrations the imagination and ludic have more space. With theory, we based on Alberto Manguel, Luís Camargo, Tânia Pellegrini, Alfredo Bosi and other critics. At last, we conclude that the ludic aspects in the poetical discourse of Bartolomeu Queirós, are in the metaphors variation game in the whole composition; the verse rhythm; how the verses are in the page, not always in blank, in the other words, in the whole textual, words, images, symbols, colours and myths that compound narratives.pt_BR
dc.format.extent175f. : il.color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectQueirós, Bartolomeu Campos, 1944-2012pt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleO lúdico no discurso poético de Bartolomeu Campos Queiróspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples