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    As narrativas "japonesas" de Valêncio Xavier : O mistério da prostituta japonesa e Mimi-Nashi-Oichi

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    R - D - KUBOTA, MARILIA AIKO.pdf (4.560Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Kubota, Marilia Aiko
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A novela O mistério da prostituta japonesa & Mimi-nashi-Oichi, escrita por Valêncio Xavier e publicada pela primeira vez em Curitiba, em 1986, pode ser considerada a obra & quot; japonesa" do autor. Embora pareçam duas narrativas distintas, aproximam-se tanto por conterem elementos do universo cultural japonês como por valerem-se de recursos que caracterizam a obra de Valêncio, como a hibridação entre texto e imagem e a inserção de elementos de mistério/fantásticos. Valêncio convida-nos a percorrer os labirintos de seu pensamento inventivo, buscando uma via que concilie a visão e outros sentidos. A interculturalidade e os encontros e desencontros na babel cosmopolita são seu tema. Seu projeto é buscar o Outro, o oposto que será complemento. Sem temer o confronto das diferenças e do estranhamento, o autor avança, buscando a palavra desse Outro. Esta leitura tem como objetivo pensar como o estranho, o mistério e o maravilhoso estão relacionados ao conceito do Outro, considerando O mistério da prostituta japonesa & Mimi-nashi-Oichi uma reflexão sobre a relação entre o Eu familiar do Ocidente e o Outro estranho do Oriente. Para percorrer o labirinto inventivo de Valêncio Xavier, dialogo com Gerard Genette, Julia Kristeva, Walter Benjamim, Haroldo de Campos, Lucia Santaella e Marshall McLuhan e com autores de Estudos Japoneses, como Ernst Fenollosa, Junichiro Tanizaki, Andrew Juniper, Adele Schlombs e os críticos da obra do autor, como Décio Pignatari e outros.
     
    Abstract: The novel O mistério da prostituta japonesa & Mimi-nashi-Oichi, written by Valêncio Xavier and first published in Curitiba in 1986, can be considered the Japanese work of the author. Although they seem two separate narratives, they are not worlds apart: both contain aspects of the Japanese cultural universe as well as Valêncio's writing distinctive characteristics, such as hybridization between text and image and insertion of mystery/fantastic elements. Valêncio invites us to walk along the labyrinths of his inventiveness, searching for a way to reconcile vision and other senses. Interculturality, similarities and differences in the cosmopolitan Babel are his subject. The author’s project is the search for the Other, the opposite that will be the complement. Without fearing confrontations, differences and strangeness, Valêncio presses on and seeks the other’s word. This reading aims to meditate on how the weird, the mysterious and the wonderful are related to the concept of the Other, considering O mistério da prostituta japonesa & Mimi-nashi-Oichi a reflection on the relations between the familiar Self from the West and the strange Other from the Far East. In order to navigate through Valêncio Xavier's inventive maze, I have turned to the thoughts of Gerard Genette, Julia Kristeva, Walter Benjamin, Haroldo de Campos, Lucia Santaella and Marshall McLuhan, to the authors of Japanese Studies, as Ernst Fenollosa, Junichiro Tanizaki, Andrew Juniper, Adele Schlombs, as well as to Valêncio Xavier critics, as Décio Pignatari and others.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27860
    Collections
    • Teses & Dissertações [10542]

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