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dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:35:39Z
dc.date.available2020-08-04T18:35:39Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27777
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 349-368pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta a análise dos manuais de História da Educação que serviram de suporte para os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. As obras em questão são: "Noções de História da Educação" (1933), de Afrânio Peixoto; "História da Educação" (1939), de Paul Monroe; "Noções de História da Educação" (1945), de Theobaldo Miranda Santos; "His-tória da Educação e da Pedagogia" (1955), de Lorenzo Luzuriaga e "História da Pedagogia" (1957), de René Hubert. Os manuais escolhidos para compor esta pesquisa foram editados, no Brasil, pela Companhia Editora Nacional, e per-tencem à "Coleção Atualidades Pedagógicas", no âmbito do projeto editorial intitulado "Biblioteca Pedagógica Brasileira", dirigido por Fernando de Azevedo de 1931 a 1945, e por Damasco Penna, de 1946 a 1978. A história destes li-vros – manuais escolares – se insere na história cultural, apresentando peculia-ridades à história educacional e à história da leitura, pelo estabelecimento de vínculos com a escola. Dessa forma, refletiu-se sobre os manuais como ins-trumentos da prática pedagógica e dos discursos dos professores. São obras enunciadoras de marcas culturais que vinculam concepções pedagógicas, sa-beres e sentidos. Logo, a perspectiva metodológica utilizada visou compreen-der estes manuais, de autores nacionais e estrangeiros, a partir da análise do discurso e da materialidade. Optou-se por esta confluência de análise a fim de conceber o manual escolar como um documento histórico, ao mesmo tempo, produto fabricado, comercializado e distribuído. Neste sentido, os manuais fo-ram analisados sob três dimensões: o arquéion, o inventarium e o mediato. Significa dizer, portanto, que os manuais de História da Educação são objetos (físicos) mediadores de ideias, que implicam em manifestação de valores e comportamentos. A partir destas considerações, passou-se a compreender que, feita nestes manuais, a História da Educação representa um testemunho sobre um modo de se pensar a educação. Estes manuais, resultantes de seu processo de produção e circulação, manifestam a sociedade, a cultura e a pe-dagogia que contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da história da educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents the analysis of the books of History of Education that have been used as support for teacher training courses since 1930 in Brazil. The books analyzed are: "Notions of the History of Education" (1933), by Afrânio Peixoto; "History of Education" (1939), by Paul Monroe; "Notions of the History of Education" (1945), by Theobaldo Miranda Santos; "History of Education and Pedagogy" (1955), by Lorenzo Luzuriaga and "History of Pedagogy" (1957), by René Hubert. The books chosen to be part of this research were published in Brazil by Editora Nacional, and belong to the series "Educational News Collec-tion", in an editorial project entitled "Brazilian Pedagogical Library", directed by Fernando de Azevedo from 1931 to 1945, and by Damasco Penna, from 1946 to 1978. The history of these books - textbooks - is inserted into our cultural history, showing the peculiarities of educational history and history of reading, by establishing links with the school. This way, the manuals have been reflected as tools of pedagogical practice and teacher discourses. These books enunci-ate cultural marks which link pedagogical conceptions, knowledge and senses. Therefore, the methodological perspective used here aimed at understanding these manuals, by national and foreign authors, from the analysis of discourse and materiality. We opted by this confluence of analysis in order to conceive the textbook as a historical document, and, at the same time, a product manufac-tured, marketed and distributed. In this sense, the manuals were analyzed in three dimensions: the arquéion, the inventarium and the mediato. It means that the manuals of Education History are (physical) objects mediators of ideas, which imply the manifestation of values and behaviors. From these considera-tions, we have understood that, based on these manuals, the history of educa-tion represents a testimony of a way of thinking about education. These manu-als, resulting from their process of production and circulation, demonstrate the society, the culture and the pedagogy that contribute to the memory of teacher training and to the history of history education itself.pt_BR
dc.format.extent374 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - História - Manuais, guias, etcpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleManuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977) : Verba Volant, Scripta Manentpt_BR
dc.typeTesept_BR


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