Hemorragia subaracnoide de etiologia não definida
Resumo
Resumo: A hemorragia subaracnóide de etiologia não definida é representada por um grupo de pacientes dentre os portadores de hemorragia subaracnóide nos quais, após completo exame angiográfico, não se identifica a origem do sangramento. Este fato ocorre em 7% a 31% destes pacientes.
O conhecimento sobre a hemorragia subaracnóide de etiologia não definida é deficiente em vários aspectos, desde o simples fato da etiologia ser desconhecida, passando pela pouca informação sobre a população afetada pela doença até a pobreza de dados sobre sua história natural. Neste estudo partimos da hipótese que hemorragia subaracnóide, com ou sem origem de sangramento definida, são expressões de uma mesma doença vascular. A avaliação desta hipótese se faz através da comparação de um grupo de 49 pacientes com hemorragia subaracnóide de etiologia não definida com um grupo de 60 pacientes com hemorragia subaracnóide conseqüente à ruptura de aneurismas que são submetidos a um estudo retrospectivo e detalhado das manifestações clínicas, conduta diagnóstica e terapêutica, além do prognóstico após seguimento a longo prazo.
As semelhanças nos resultados obtidos entre os dois grupos indicam que eles podem expressar uma mesma doença vascular. As diferenças entre ambos podem ser justificadas pela maior intensidade do sangramento e ao tratamento cirúrgico ao qual o grupo de hemorragia subaracnóide por ruptura de aneurisma intracraniano foi submetido.
Collections
- Teses & Dissertações [10461]