Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorLemos Júnior, Wilsonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:00:38Z
dc.date.available2022-08-25T18:00:38Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2772
dc.descriptionOrientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir do ano de 1931, o ensino de Canto Orfeônico passou a ser adotado nos colégios secundários brasileiros, resultado da apresentação de um projeto defendido por Heitor Villa-Lobos (1887/1959) ao presidente Getúlio Vargas. Em Curitiba, os colégios seguiram as diretrizes nacionais e passaram a adotar o ensino de Canto Orfeônico para o curso ginasial. Busca-se por meio desta pesquisa, estabelecer um diálogo entre as práticas da disciplina nos colégios curitibanos e a legislação vigente no Brasil, durante os anos de 1931 a 1956. Investigam-se as relações entre estas diretrizes e as práticas de Canto Orfeônico nos dois colégios secundários públicos de Curitiba, abrangendo o curso ginasial e normal: o Ginásio Paranaense (atual Colégio Estadual do Paraná) e a Escola Normal (atual Instituto de Educação Prof. Erasmo Pilotto). São abordados quatro enfoques relativos a história do ensino de Canto Orfeônico: as práticas da disciplina retiradas do cotidiano escolar dos dois colégios contemplados, as leis e decretos federais de ensino, como aquelas adotadas nas reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, os discursos sobre o ensino do Canto Orfeônico e as apresentações dos orfeões escolares curitibanos. A relação destes enfoques traz análises importantes para o entendimento das finalidades declaradas e não-declaradas que envolvia o ensino do Canto Orfeônico no Brasil, como o caráter nacionalista, folclórico e higienista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since 1931, the teaching of Orpheonic Singing has been adopted in brazilian high school, as a result of a project presented by Heitor Villa-Lobos (1887-1959) to the president Getúlio Vargas. In Curitiba, the schools followed the national guide lines and adopted the teaching of Orpheonic Singing. This research is seeking to establish a dialogue between the teachings in Curitiba public schools and the brazilian legislation between 1931 and 1956. It searches the relations between this guide lines and the practice of Orpheonic Singing in the two public high schools in Curitiba, including the gynasium and the normal courses: the Ginásio Paranaense (today's Colégio Estadual do Paraná) and the Escola Normal (today's Instituto de Educação Prof. Erasmo Pilotto). There are four themes releted to the history of teaching Orpheonic Singing: the practice of the discipline as a routine in the two schools, the laws and the federal acts of Teaching, as those ones adopted by the reforms of Francisco Campos e Gustavo Capanema, the speeches about Orpheonic Singing and the shows of the orpheon students. The relationship among this themes shows important analysis to understand the objectives, declared and not declared, that surrounded the teaching of Orpheonic Singing in Brazil, as the national, folkloric and hygienistic characterpt_BR
dc.format.extentviii, 111 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCanto orfeônicopt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCanto orfeônico : uma investigação acerca do ensino de música na escola secundária pública de Curitiba (1931-1956)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples