Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Wellington Oliveira dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T12:47:58Z
dc.date.available2020-10-01T12:47:58Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27543
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 180-187pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho efetuamos a análise da presença de personagens negros/as e brancos/as em ilustrações presentes em livros didáticos de Geografia para o 2° ano do ensino fundamental recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010. O objetivo foi analisar formas de hierarquização racial que podem estar presentes em livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. Utilizamos a teoria da ideologia de J. B. Thompson para a interpretação das formas simbólicas presentes nesses materiais, combinada com procedimentos de análise de conteúdo para organização e interpretação dos dados. Na análise do contexto sócio-histórico de produção e circulação dos livros didáticos consideramos as discussões em torno do racismo brasileiro, além de pesquisas sobre discursos racistas em várias mídias e principalmente aqueles expressos nos livros didáticos. Consideramos também o papel do PNLD, enquanto política educacional, quando trata de combater o racismo na sua avaliação dos livros didáticos, bem como nos Guias e em seus editais. Para a análise quantitativa, inserida na análise formal das formas simbólicas, foi verificada uma amostra de 9 livros didáticos de Geografia para o 2º ano do ensino fundamental, da qual foram analisados 3.217 personagens em ilustrações. Com o auxílio do programa computacional Statistical Package for Social Sciences 17 (S.P.S.S) e de categorias pré-determinadas para organização e análise dos dados, contamos 1.929 personagens brancos e 663 personagens negros, o que indica uma taxa de branquidade de 2,9 personagens brancos para cada personagem negro da amostra. Considerando a análise do contexto de produção e circulação dos livros didáticos de Geografia e a análise formal efetuada, argumentamos que, apesar das denúncias de pesquisas anteriores com livros didáticos, da mobilização do movimento negro, da criação de políticas educacionais com foco na valorização da população negra e das exigências dos editais do PNLD/2010, permanece nos livros didáticos o discurso racista, que hierarquiza brancos e negros. Os livros didáticos de Geografia continuam veiculando em suas ilustrações discurso que universaliza a condição do branco como representante da espécie humana, característica marcante nas vinhetas relacionadas à construção do saber científico; via de regra estabelecem os personagens brancos como interlocutores dos textos, ao mesmo tempo estigmatiza personagem negro ao utilizá-lo como personagem típico de espaços de miséria. Em comparação com outras pesquisas, algumas formas não hierarquizadas na apresentação de personagens negros e brancos foram observadas, como a presença de personagens negros em contextos familiares e em atributos de valorização. Observamos que a inclusão de personagens negros pode ser feita pela banalização das desigualdades existentes entre negros e brancos, ou utilizando personagens negros nas capas dos livros didáticos sem modificações similares no conteúdo interno (que interpretamos como forma de dissimulação das desigualdades). Comparamos os resultados encontrados em nossa pesquisa com resultados de estudos com livros didáticos e outros sobre mídia em geral, e também pesquisas com livros didáticos de Geografia, apontando convergências e divergências. Realizamos uma discussão acerca do que o PNLD determina em seus critérios de combate ao racismo e valorização dos negros em seus editais, e o que os livros didáticos apresentam, buscando apreender até que ponto as políticas educacionais de combate ao racismo nos livros didáticos têm resultados nos livros didáticos de Geografia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this investigation, we perform the analysis of the presence of black characters and whites present in illustrations in didactic books of Geography for the second level of primary school recommended by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. The objective was to examine ways of racial hierarchy that may be present in Geography didactic books of elementary school. We use the theory of ideology by J. B. Thompson for the interpretation of symbolic forms present in didactic books, combined with content analysis procedures for organizing and analyzing data. In the analysis of socio-historical context of production and circulation of didactic books, we consider the discussions of racism in Brazil, research on racist discourse in various media and especially racist discourse in didactic books. We also consider the role of PNLD as educational policy, when it comes to fighting racism in its assessment of the didactic books, as well as the Guides and edicts of the didactic books. For quantitative analysis, part of the formal analysis of symbolic forms, we analyzed a sample of 3217 characters in illustrations drawn from 9 didactic books of Geography for the the second level of primary school. With the software Statistical Package for Social Sciences 17 (SPSS) and pre-determined categories for organizing and analyzing data, characters count 1929 white and 663 black characters, indicating a rate of 2,9 white character for each black character of the sample. Considering the analysis of the context of production and circulation of didactic books of Geography and the formal analysis performed, we argue that, despite reports of previous research with didactic books, the mobilization of the black movement, the creation of educational policies focusing on the recovery of the black population and the requirements of the notices of PNLD/2010 remains in didactic books racist speech, which ranks whites and blacks. The didactic books of Geography continue airing in its illustrations universalizing discourse that the condition of white as a representative of the human species, a typical feature in vignettes related to the construction of scientific knowledge, a rule setting out the white characters as interlocutors of the texts at the same time stigmatizes black character to use it as a typical character of spaces of misery. In comparison with other studies, some nonhierarchical forms in the presentation of black characters and white were observed as the presence of black characters in familiar contexts and attributes of recovery. We observed that the inclusion of black characters can be made by the trivialization of existing inequalities between blacks and whites, or using black characters on the covers of didactic books without similar changes in internal content (which we interpret as a way of concealing inequalities). We compared the results found in our research with results of studies on didactic books and other media in general, and also research on didactic books of Geography, pointing out similarities and differences. We conducted a discussion about what determines the PNLD in its criteria to combat racism and exploitation of blacks in their edicts, and that didactic books present, seeking to understand the extent to which educational policies to combat racism in didactic books have results in didactic books of Geography.pt_BR
dc.format.extent189 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectGeografia - Livros didaticospt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectRacismo nos livros didaticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações raciais, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e livros didáticos de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples