Uso de elementos vazados na arquitetura : estudo de três obras educacionais contemporâneas
Resumo
Resumo: Esta pesquisa pretende estudar o emprego de elementos vazados na arquitetura educacional contemporânea. Sua abrangência vai além dos aspectos socioambientais, abordando também questões culturais e tecnológicas. Baseia-se em uma revisão histórica, para compreender os objetivos da utilização desse tipo de elemento ao longo do tempo, além de uma análise conceitual e crítica. O uso de muxarabis na arquitetura islâmica é um ponto importante, pois é a partir dessa cultura que este tipo de fechamento foi difundido para diversas regiões. As paredes vazadas possibilitam a proteção contra os raios solares ao mesmo tempo em que permitem ventilação constante, sombreamento e privacidade. Essa técnica foi trazida ao Brasil por meio da colonização portuguesa. Porém, foi na arquitetura moderna que os elementos vazados ganharam novos formatos, materiais e tecnologia. A partir do estudo de casos, pretendeu-se analisar a utilização de elementos vazados em obras educacionais contemporâneas, avaliando qualitativamente seu comportamento sob as óticas funcional, técnica e estética. Para a coleta dos dados foram utilizados observações diretas e entrevistas semi-estruturadas com os usuários e os autores das obras. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se perceber como o uso desses elementos contribui para uma arquitetura de melhor qualidade, favorecendo aspectos relativos a conforto ambiental, permeabilidade visual e tratamento estético diferenciado, entre outros. Abstract: This research aims to study the use of hollow elements in contemporary educational architecture. Its scope goes beyond the environmental aspects, addressing cultural issues and technology. It is based on a historical review, to understand the objectives of using this type of element over time, and a conceptual analysis and critique. The use of muxarabis in Islamic architecture is an important point because it is from this culture that this type of closure was distributed to various regions. The walls hollowed enable protection against the sun's rays while allowing constant ventilation, shading and privacy. This technique was brought to Brazil by the Portuguese colonization. But modern architecture was in the hollow elements have gained new shapes, materials and technology. From the case study, we intended to analyze the use of hollow elements in contemporary educational literature, qualitatively assessing its behavior under the optical functional, technical and aesthetic. To collect data, we used direct observation and semi-structured interviews with users and authors of works. Through the results obtained, we could observed how those elements contribute to a better architecture, favoring aspects like comfort, visual permeability and unusual aesthetic treatment, among others.
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- Teses & Dissertações [9134]