• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - CAMARGO, KEILLA CRISTINA ARSIE.pdf (3.098Mb)
    Date
    2012
    Author
    Camargo, Keilla Cristina Arsie
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Geometria não-euclidiana
    Espaço eliptico
    Geometria hiperbolica
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticos.
     
    Abstract: Las Directrices Curriculares de la Matemática en la Educación del Estado del Paraná pasaron por algunas reformulaciones y a partir del año 2008 propusieron la enseñanza de la Geometría no Euclidiana en la enseñanza de los ciclos fundamentales y medios. Para la enseñanza del ciclo medio son destacadas las siguientes Geometrías: Hiperbólica, Elíptica, Proyectiva y Fractal. Al proponer el tema algunas cuestionamientos son llevados en consideración como por ejemplo: que son estas Geometrías, a partir de cuándo se pensó en su enseñanza, porque todavía no son enseñadas, como es un tema que todavía no está dentro de las clases de Matemática, cuales son las alternativas y metodologías que pueden ser desarrolladas para buscar una mejor comprensión de sus conceptos básicos. Todavía, se presenta un histórico sobre la Geometría Euclidiana, pasando por el quinto postulado que desencadena el estudio de las nuevas Geometrías. También se hace un levantamiento histórico de estas Geometrías, en busca de algunas metodologías que fueron estudiadas para mejorar su enseñanza y se destaca la Expresión Gráfica como un instrumento que facilita la construcción de estos nuevos conceptos, enfocando los recursos visoespaciales y imagéticos.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27441
    Collections
    • Teses & Dissertações [6962]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV