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dc.contributor.authorSantiago, Léia Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.otherRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:54:51Z
dc.date.available2020-08-04T18:54:51Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27425
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 29/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 230-240pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina, no ensino de História, com o propósito de analisar as semelhanças e diferenças, as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, existentes nos currículos oficiais e na prática dos professores, bem como perceber se os conteúdos veiculados, sobre a América Latina, nas escolas da cidade de Florianópolis/Brasil e Córdoba/Argentina, têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de história que estimule a perspectiva de integração regional e a de formação da identidade latino-americana. Ela foi estruturada em três capítulos e as considerações finais e teve como base teórica as categorias e os conceitos de comparação, representação, apropriação, identidade, integração, currículo, tática e estratégia, orientando-se na análise das fontes escritas, como os documentos do MERCOSUL Educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, do Brasil, e os Contenidos Básicos Comunes, da Argentina. Foram realizadas ainda, em 2011, entrevistas com professores da Rede Estadual e Federal de Ensino de Florianópolis, Brasil e da Rede Provincial e Nacional de Ensino de Córdoba, Argentina, a fim de perceber, numa análise comparativa, os sentidos que são dados, pelos professores, para as ações, que são postuladas pelos currículos e pelas propostas do MERCOSUL Educacional, e para o que efetivamente produzem no contexto da sala de aula. Esta pesquisa se conclui com a constatação de que o que é veiculado como conteúdos sobre a América Latina ainda necessita ser melhor conhecido e divulgado entre os países latino-americanos, para que, efetivamente, seja potencializada a contínua formação da identidade latino-americana e estimulada a perspectiva de integração regional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has the objective to reflect the contents regarding Latin America in the teaching of History, with the purpose of analyzing the similarities and differences, changes and continuities, inclusions and exclusions existing in the official curriculums and work of teachers, as well as to realize whether or not the contents transmitted on Latin America in the schools of the cities of Florianópolis/Brasil and Córdoba/Argentina have contributed for the ressignificance of a teaching of History that stimulates the perspective of regional integration and formation of the Latin American identity. It was structured in three chapters and final considerations, and had as the theoretical background the categories and concepts of comparison, representation, appropriation, identity, integration, curriculum, tactics and strategy, having been orientated by the analyses of written sources, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In order to accomplish this research written sources were selected, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In addition, interviews were conducted in 2011 with teachers of the State and Federal net teaching of Florianópolis/Brazil, and local and national net teaching of Córdoba/Argentina, in order to perceive through a comparative analysis the senses expressed by the teachers for the actions postulated in the curriculums and proposals of the MERCOSUL Education, and what has been effectively taught in the classrooms. This research is concluded with the verification that what has been transmitted as contents about Latin America still needs to be better known and disclosed among Latin American countries for the continuous formation of the Latin American identity and a perspective of regional integration.pt_BR
dc.format.extent316 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Argentinapt_BR
dc.subjectIntegração latino-americanapt_BR
dc.subjectAmerica Latina - História - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEnsino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-americapt_BR
dc.typeTesept_BR


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