O "entorno" da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná : "a construção de seu universo gravitacional"
Resumo
Resumo: O intuito desta pesquisa é conhecer as relações que são estabelecidas entre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Estado do Paraná, e a atuação do professor de Sociologia, identificando, a partir dos elementos da transposição didática que lhes são acessíveis, as facilidades e dificuldades oferecidas no momento do contexto da obrigatoriedade desta disciplina (2008-2009). Para compor este objeto procurou-se identificar os seguintes elementos: os jurídicos, as orientações pedagógicas, a estrutura de recursos humanos, as ações de capacitação, os recursos pedagógicos disponibilizados, a escola e o professor, e com estes elementos conhecer o quadro institucional da disciplina - diagnóstico geral-, no Paraná, utilizando-se a pesquisa qualitativa. O campo foi construído a partir da equipe disciplinar de Sociologia, representantes da disciplina em Núcleo Regional de Educação e Professores de seis escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A idéia principal foi construir um quadro diagnóstico da ação do "entorno" da disciplina de Sociologia no Paraná. Chegou-se à conclusão que esses elementos que constituem o "entorno" da disciplina são suficientes para a realização da aula de Sociologia; contudo existe uma lacuna entre o que está disponível e a ação dos professores em sala de aula. Esta lacuna passa pela questão do diálogo entre a demanda e o que é ofertado, por uma formação tecnológica mais adequada aos professores e principalmente uma capacitação compensadora, levando em consideração a "desvantagem" dupla dos professores de Sociologia: ausência de uma historicidade que dê identidade à disciplina e a carência pedagógica de sua formação. No desenvolver da pesquisa foram utilizados os conceitos-chave de "entorno" e "transposição didática" de Yves Chevallard, além de autores como Jean- Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik, André Chervel e outros. Abstract: The aim of this research is to know the relationships that are established between the Sociology discipline inserted in the teaching of a second degree in the Paraná State schools and the teacher's work, identifying,from the elements of didactic transposition accessible, the facilities and dificulties offered at the context when there is a compulsory education of this subject (2008-2009).To compose this object search to identify the following elements: the legal, pedagogic orientation, the structure of human resources, the actions of training, the pedagogic principles available, the school and teacher and with these elements to know the institutional framework of the discipline-geral diagnosis- in the Paraná State using the qualitative research.The research was built from disciplinary team of Sociology, representatives of the discipline in Regional Center of education and teachers from six schools in Curitiba and metropolitan region.The main Idea was to built a diagnosis of the action of "environment" of the discipline of Sociology in Paraná.It was concluded that those elements which constitute the environment of the discipline is sufficient to carry out the lesson of Sociology, however there is a gap between what is available and the action of teachers in the classroom.This gap is in the dialogue between the demand and what is offerted, for a better technological training for teachers and a training worthy specially takind into account the "disadvantage"of Sociology's teacher in double: absence of a history that gives identity to discipline and its lack of pedagogical training.In the research were used the key concepts of "environment" and "didactic transposition" of Yves Chevallard, and authors such as Jean-Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik , André Chervel and others.
Collections
- Teses & Dissertações [10011]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...