• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de historia nas escolas estaduais de 2o.grau em londrina (1971-1982)

    Thumbnail
    View/Open
    D - ALMEIDA, MARIANA JOSEFA DE CARVALHO.pdf (10.07Mb)
    Date
    1994
    Author
    Almeida, Mariana Josefa de Carvalho
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação
    Historia (Segundo grau)
    Historia (Primeiro grau)
    Escolas públicas - Londrina
    Teses
    CNPq
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem como objeto de análise o ensino de História, abrangendo o de História do Brasil, no 2S grau, em Londrina C1971-19823 inserido num dado contexto histórico. Buscou verificar se os conteúdos trabalhados pelos professores e alunos teve como referencial a concepção "Tradicional de História" ou sfe a abordagem se deu sob a influencia de concepções contemporâneas, sendo observadas as transforma- oI ções e detectadas as permanências presentes no cotidiano escolar. Foram considerados quatro ângulos essenciais para o encaminhamento do trabalho: - fundamentação teórica do ensino de História; - leis que nortearam os currículos escolares; . - determinação do processo ensino-aprendizagem; - a posição do professor frente à profissão e à sociedade. Para tal utilizou-se como fontes da pesquisa: legislação, relatório histórico-funcional dos professores e documentação das escolas - grades curriculares, programas de ensino, planos de curso, diários de classe, históricos dos colégios e regimentos escolares. Complementando a documentação acima mencionada, foram efetuadas entrevistas com professores das disciplinas dos estabelecimentos estaduais de ensino. A análise dos dados proporcionou a seguinte conclusão: o ensino de História encontra-se em fase de transição para o modelo marcado pelas exigências de novas concepções; prima, ainda, pela indefinição, em termos de adição de idéias e metodologias e sofre da ausência de uma participação mais autêntica e criteriosa por parte não só dos docentes, como daqueles que têm em suas mãos os fios da trama da tessitura didático-pedagógica.
     
    Résumé: Ce travail a pour but- l'analyse, dans un certain contexte historique, de l'enseignement de l'Histoire, en incluant_ 1'Histoire du Brésil, dans le secondaire, à Londrina. Il a été vérifié si. les thèmes abordés par les enseignants et par les élèves ont utilisé comme référentiel la conception "Traditionnelle de l'Histoire" ou si l'approche a été faite sous l'influence de conceptions contemporaines, en tenant compte des transformations et en detectant les permanences du quotidien scolaire. Il a été considéré quatre aspects essentiels dans cette étude: - base théorique de l'enseignement de l'Histoire; - lois qui ont determiné les curriculum scolaires; - établissement du processus enseignement - apprentissage; ' - la posture de l'enseignant face à la profession et à la société. . Pour cela, il a été utilisé les sources la législation, dossiers relatifs à chaque doccuments administratifs des écoles - programmes, carnets de classe, historique des sui vantes: ensei gnant, di sei pli nés, écoles et régiments scolaires. En plus des doccuments cités ci-dessus,, il a également été effectué des entrevues avec les enseignants des disciplines des établissements scolaires de l'État. L'analyse des données a permis ces conclusions: l'enseigment de l'Histoire est en phase de transition vers un modèle marqué par les exigences de nouvelles, conceptions; il est clair qu'il existe un manque de définition en ce qui concerne l'adoption d'idées et de méthodologies ainsi comme une absence de participation authentique et critique de la part des enseignants et de ceux qui détiennent le pouvoir de décision didactique et pédagogique.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27217
    Collections
    • Teses & Dissertações [6987]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV