• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contra-arte : vanguarda, conceitualismo e arte de guerrilha - 1969-1973

    Thumbnail
    View/Open
    T - ARTUR FREITAS.pdf (33.19Mb)
    Date
    2007
    Author
    Freitas, Artur, 1975-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Arte brasileira
    Arte conceitual
    Arte e Estado
    Política na arte
    Teses - História
    História
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: De saída, uma pergunta: como, eventualmente, a arte brasifeira de vanguarda reagiu - em termos estéticos e ideológicos - frente às contradições culturais dos ditos "anos de chumbo" do regime militar? Partindo dessa questão inicial, esta tese procurou desenvolver todo o tempo a idéia de que não é ausente de sentidos históricos a notável coincidência cronológica que existe entre os primeiros anos de vigência do Ato Institucional n° 05 (c. 1969-1973) e o surgimento de uma produção artística conceituai ou conceitualista, ela mesma voltada a problematizar a relação entre arte e realidade - aí incluídas, claro, tanto a "realidade" fenoménica quanto a social. Assim, buscando caracterizar as principais intenções estéticoideológicas do conceitualismo no Brasil e visando a interpretação conjunta daquilo a que o crítico Frederico Morais batizou, já na época, de "contra-arte" ou "arte de guerrilha", esta pesquisa optou pela análise de algumas obras-chave dos artistas Antonio Manuel, Cildo Meireles e Artur Barrio. palavras-chave: arte brasileira, arte conceituai, conceitualismo, arte e política, arte de guerrilha, Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Frederico Morais.
     
    Abstract: In the first place, one asks: how, eventually, the vanguard Brazilian art reacted - in aesthetic and ideological terms - to worse years of military regime? In this way, this thesis bet in notable chronological coincidence that exists between first years of Institucional Act n° 05 (c. 1969-1973) and appearance of a conceptual or conceptualist artistic production inclined to discuss the relation between art and reality. Thus, this thesis intended to characterize the main aesthetic-ideological intentions of conceitualism in Brazil through analysis of exemplary works of the artists Antonio Manuel, Cildo Meireles and Artur Barrio. For this, the research interpreted some vanguard actions realized in the context of "counter-art" or "guerrilla art", according to expressions of art critic Frederico Morais. key-words: Brazilian art, conceptual art, conceptualism, art and politics, guerrilla art, Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Frederico Morais.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27151
    Collections
    • Teses & Dissertações [5791]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV