Mostrar registro simples

dc.contributor.otherCifuentes, José Carlos, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorDe George, Iozodara Telma Brancopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:07:53Z
dc.date.available2024-04-08T12:07:53Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27133
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 16/12/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 175-182pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, propõe levantar indícios acerca dos conhecimentos (etno)matemáticos das comunidades indígenas Guarani, por meio de seus docentes, a fim de que possam ser utilizados pelos professores indígenas para o ensino de Matemática nas escolas das aldeias. Adota como metodologia a História Oral, analisando os relatos das entrevistas realizadas com dois depoentes, professores indígenas, a fim de evidenciar o assunto que é o foco desta pesquisa. No primeiro momento, aborda os principais aspectos culturais do povo Guarani. No segundo momento, destaca concepções relacionadas à educação e à educação escolar indígena. No terceiro, enfatiza os conceitos, enfoca os objetivos e avanços da Etnomatemática e etnomatemática no campo da Educação Matemática. Identifica como principais resultados: que o etnoconhecimento se faz presente no cotidiano indígena desde a construção de armadilhas, habitações, do plantio, do artesanato, da medição de tempo entre outros; que o etnoconhecimento se faz pouco presente na escola; que o modelo de escola proposto pelo não índio tem influenciado na atitude do professor indígena em sala de aula; que o investimento na formação dos professores indígenas, ainda não é suficiente, uma vez que as formações propostas tem como enfoque o professor e não o gestor, por exemplo, sendo assim, os indígenas assumem, apenas, a sala de aula e não a escola como um todo. Ressalta que, a partir dos relatos dos entrevistados, é evidente que o contato com o não índio influencia o modo de ser das comunidades, entretanto, os aspectos culturais estão, fortemente, presentes nas comunidades indígenas. Conclui que o professor indígena precisa observar e levar em consideração o conhecimento prévio das crianças indígenas e a partir destes estabelecer relações entre a matemática escolar e o etnoconhecimento. Esta pesquisa abre a perspectiva de, no futuro, serem realizados novos estudos disciplinares e interdisciplinares levando, assim, o conhecimento da comunidade indígena para a escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes to raise evidences about the knowledge (ethno) mathematical Guarani indigenous communities, through their teachers, so it could be used by indigenous teachers for teaching mathematics at schools in the villages.Adopts as methodology the oral history, for it examines the reports of interviews with two respondents, indigenous teachers. At first, addresses major cultural aspects of the Guarani people. In the second stage, highlights related concepts to education and indigenous education. At the third, emphasizes the concepts, objectives and focuses on advances in Ethnomathematics and ethnomathematics in the area of mathematics education. Identifies as the major results: that ethnic knowledge is present in daily life since the indigenous construction of traps, houses, planting, crafts, and other time measurement,which the ethnoknowledge is low present in the school, that proposed school model by the non-Indian has influenced the attitude of the Indian teacher in the classroom, that training investment of indigenous teachers, still not enough, once the proposes training focuses on the teacher and not on the manager, for example, so the Indians take only the classroom and not the school as a whole.Emphasize that, from the interviewees, it is clear that contact with the non-Indian influences the mode of being of communities, however, the cultural aspects are strongly present in indigenous communities. Concludes that the Indian teacher needs to observe and take into account prior knowledge of indigenous children and from these relationships between school mathematics and ethnic knowledge. Points as a perspective for new disciplinary and interdisciplinary studies leading thus the knowledge of the indigenous community to the school.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación se propone buscar evidencias acerca de los conocimientos (etno) matemáticos de los pueblos indígenas guaraníes, por sus professores indigenas, a fin de utilizar esos conocimientos para la enseñanza de las matemáticas en las escuelas ubicadas en esos pueblos.Utiliza la metodologia de la historia oral. Analiza los informes de dos entrevistados, profesores indígenas a fin de destacar el tema de esta investigación. Por primero, trata de los aspectos culturales claves del pueblo guaraní. En el segundo caso, se destacan las cuestiones relacionadas con la educación y la educación escolar indígena. En la tercera enfatiza los conceptos, se centra en los objetivos y en los avances de la Etnomatemática y Etnomatemáticas en el campo de la educación matemática. Identifica como principales resultados: el etnoconocimiento está presente en el cotidiano guarani, desde la construcción de las trampas, las casas, la siembra, la artesanía, la medición del tiempo, entre otros más; el etnoconocimiento poco se presenta en la escuela; el modelo propuesto por la escuela no indígena ha influido en la actitud del profesor guarani en el aula; la inversión en formación de profesores indígenas, no es suficiente, ya que la oferta formativa se centra en el profesor y no en el dirigente, por ejemplo, de esa manera, los indígenas toman para sí solamente la clase y no la escuela en su conjunto. Destacase, a partir de las respuestas de los entrevistados, que el contacto con personas no indígenas influye el modo de ser de los guaranies, sin embargo, los aspectos culturales de ese pueblo están muy presentes en sus territorios.Se concluye que el profesor indígena debe observar y tomar en cuenta los conocimientos previos de los niños indígenas y de estos conocimientos establecer relaciones entre las matemáticas escolares y el etnoconocimiento. Señala como perspectiva para los estudios de asignatura y entre asignaturas llevando, así, el conocimiento del pueblo guarani hacia a la escuela.pt_BR
dc.format.extent332f. : il. [algums color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÍndios Guaranipt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConhecimentos (etno) matemáticos de professores guarani do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples