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dc.contributor.advisorOliveira, Dennison de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorLins, Paulo Cesar Zanoncinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T21:44:10Z
dc.date.available2022-04-11T21:44:10Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27090
dc.descriptionOrientador: Dennison de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2000pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História e modernidade: política, cultura e trabalhopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho se dedica a estudar as relações da arquitetura e do urbanismo com bandeiras políticas da modernidade e também como agentes formadores da identidade nacional e estadual. Tomando Curitiba como ponto de referência procuramos decifrar os porquês das transformações no espaço urbano da capital paranaense. Analisando as bases teóricas do urbanismo moderno (introduzido no país por Alfred Agache) e da arquitetura moderna (cujo mentor Le Corbusier teve enorme importância para o desenvolvimento da arte nacional) faz-se um paralelo com as intenções governamentais do período dos anos 40 e 50. A tentativa de se implementar um Plano de Urbanização em Curitiba (Plano Agache, 1943), quando associado ao quadro político da época (Estado Novo) revela propósitos que vão além da melhora dos equipamentos urbanos da cidade e passam a ser uma ideologia aplicada. Da mesma maneira a arquitetura moderna, seus conceitos e simbolismos são transpostos para um Paraná dividido entre o novo e o velho pelo progresso em 1953, ano em que comemora seu Centenário de Emancipação Política, e que busca criar uma nova identidade para o Estado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work studies the relations of the architecture and urbanism with the politics of modernity and as agents builders of the national and state identity. Taking Curitiba as control point we look for to decipher the reasons of the hashings in the urban space of the paranaense capital. Analyzing the theoretical bases of modern urbanism (introduced in the country for Alfred Agache) and of the modern architecture (whose mentor Le Corbusier had enormous importance for the development of the national art) a parallel with the governmental intentions of the period of years 40 and 50 becomes. The attempt of if implementing a Plan of Urbanization in Curitiba (Agache Plan, 1943), when associate to the picture politician of the time (Estado Novo) discloses intentions that go beyond the improvement the urban equipment the city and start to be an applied ideology. In the same way the modern architecture, its concepts and symbolisms are transposed for a Paraná divided between new and the old one per the progress in 1953, year where it commemorates its Centenarian of Emancipation Politics, and that it searchs to create a new identity for the State.pt_BR
dc.format.extent157f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponivel em formato digitalpt_BR
dc.subjectArquitetura e sociedadept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectArquitetura - Históriapt_BR
dc.subjectCidades e Vilas - Históriapt_BR
dc.subjectArquitetura - Paranápt_BR
dc.subjectCuritiba (PR) - Históriapt_BR
dc.subjectCuritiba (PR) - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleO diva de concreto : arquitetura, urbanismo e sociedadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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