Analise taxonomica e anatomia da madeira de especies de Piptadenia e generos afins
Date
2013-06-27Author
Prates, Glaucia Aparecida
Metadata
Show full item recordSubject
Madeira - AnatomiaMadeira - Identificação
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
O presente trabalho teve por objetivo contribuir para o conhecimento anatômico da madeira de 18 espécies de Piptadenia e gêneros afins. Foram estudadas as madeiras de Anadenanthera colubrina, A. falcata, A. macrocarpa, A. peregrina, Parapiptadenia excelsa, P. rigida, Piptadeniastrum africanum, Piptadenia affinis, P. cobi, P. communis, P. gonoacantha, P. obliqua, P. paniculata, Pseudopiptadenia contorta, P. nitida, P. suaveolens, P. psilostachya e P. warmingii.
As espécies foram descritas individualmente, incluindo generalidades e estrutura microscópica da madeira.
A estrutura da madeira das 18 espécies foi analisada com relação à taxonomia.
Os resultadas obtidos através da observação microscópica, indicaram uma alta heterogeneidade estrutural do xilema, possibilitando uma fácil separação dos gêneros e espécies estudadas.
A pesquisa realizada demonstrou que é possível caracterizar e identificar os gêneros e espécies através da anatomia da madeira.
O estudo da estrutura confirmou a classificação desse complexa Piptadenia e gêneros afins feita pelos botânicos, com exceção da reunião de Pseudopiptadenia nitida com P. contorta em uma só espécie. A presença de canais celulares radiais em P. nitida e sua ausência em P. contorta é um ponta decisivo na manutenção das duas como espécies separadas.
Collections
- Dissertações [598]