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    Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes

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    R - D - MARIA EUNICE DE OLIVEIRA.pdf (2.569Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Oliveira, Maria Eunice de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A arte, em todas as suas formas, é um produto histórico cultural da humanidade e, ao mesmo tempo, elemento essencial na constituição do humano do ser. Contudo, a arte, ainda que inserida no rol das disciplinas escolares obrigatórias no Brasil, tende a ser compreendida na escola como um conhecimento de menor importância e desnecessário à plena formação dos cidadãos. Pretende-se, com este estudo, produzir novos conhecimentos a respeito do papel da arte no desenvolvimento de estudantes, mais precisamente, investigar como a arte teatral o influencia. Realizado junto a um grupo de 15 alunos da 7ª série, com média de 13 anos de idade, em uma escola pública localizada na cidade de Curitiba, esta pesquisa investigou as possibilidades de desenvolvimento psicológico propiciadas por meio da realização de atividades teatrais dentro da instituição escolar. Este estudo fundamentou-se, principalmente, nas ideias de Vygotsky e Schiller. Para Vygotsky, o mais importante representante da teoria histórico-cultural, o sujeito é uma unidade que integra múltiplas dimensões interdependentes; o sujeito constitui e é constituído na interação e reciprocidade de ação com o meio; o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas, é um produto da cultura; a arte participa de maneira fundamental do desenvolvimento humano. Para Schiller, poeta e filósofo do romantismo alemão, a arte é o caminho para a liberdade e deve ser a base da educação. As atividades teatrais realizadas no presente estudo incluíram exercícios de aquecimento, dinâmicas grupais, encenações e improvisações teatrais, culminando com a montagem e apresentação de uma adaptação da peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare, a qual foi assistida por colegas da escola, professores e familiares dos participantes. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo observação participante, em que se procurou evidências da influência da arte teatral no comportamento dos estudantes e em sua própria visão, expressa por meio de suas falas. Os resultados indicam que as atividades com a arte teatral na escola podem mobilizar e promover um profundo entrelaçamento entre os diversos aspectos das dimensões afetivas, cognitivas, sociais e motoras dos sujeitos participantes, constituindo-se fonte valorosa de desenvolvimento humano.
     
    Abstract: Art in all its forms is a historical-cultural product of humanity and, at the same time, an essential element for the human constitution of being. However, art, even though is an obligatory school discipline in Brazil, tends to be understood, at school, as a minor knowledge and unnecessary to the formation of citizens. One intends, with this research, to produce knew knowledge about the role of the arts on students development, more precisely, to investigate how the theatrical arts influences it. Done with a group of 15 students from the 7th grade, about 13 years old in average, from a public school in the city of Curitiba, this research investigated the possibilities of development promoted by working with theatrical activities in the school institution. This study was mainly based on Vygotsky’s and Schiller’s ideas. For Vygotsky, the most important representative of the historical cultural theory, the subject is a unity that integrates multiple interdependent dimensions; the subject constitutes and is constituted in the interaction and action reciprocity with the environment; the development of the high psychological functions, typically human, is a cultural product; the art takes part of human development in a fundamental way. For Schiller, German romantic poet and philosopher, the art is the path to liberty and must be the education’s foundation. The theatrical activities in this study included warm up exercises, dynamics, scene representation and theatrical improvisation, ending up with the production and presentation from Shakespeare’s "Romeu and Julia" adapted for the school fellows, teachers and participants relatives. It is a qualitative study, a participant observation type, in which one looked for evidences of the theatrical art influence shown on participants behavior and on the school children’s point of view expressed on their speech. The results indicate the deep enlacement, interrelation and interaction that the activities with the theatrical arts promote as they mobilize the affective, cognitive, social and motor dimensions of the subjects, constituting themselves as human development source.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/26872
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

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