Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorFumaneri, Maria Luísa Carneiro, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T17:40:42Z
dc.date.available2022-07-06T17:40:42Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26831
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luís Gonçales Bueno de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 29/06/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A obra de José Guilherme Merquior (1944-1991), composta entre as décadas de 1960 e 1990, faz constante uso da ideia de mímese não como recurso exclusivo do drama ou da narrativa, mas como categoria fundamental para o entendimento da natureza do texto literário e, consequentemente, da lírica. Essa escolha teórica, que escapa à tradição dos comentaristas da Poética aristotélica, é o ponto alto da censura a certa tendência formalista em boa parte da crítica do século XX, que ignora as relações entre arte e realidade. Para Merquior, a rejeição da mímese nos estudos literários poderia ser explicada por uma negação do mundo moderno aliada à tendência da estética modernista a voltar-se para a linguagem. Entretanto, a rejeição do real e consequente exaltação da linguagem não devem ser, para o autor, consideradas como a essência da lírica. Este trabalho procura esclarecer o significado da mímese para a obra crítica de Merquior, bem como extrair, de sua crítica da crítica, sugestões teóricas para tratar a questão da dinâmica entre poesia e realidade nos estudos literários.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work of José Guilherme Merquior (1944-1991), written between the 1960's and the 1990's, constantly uses mimesis as an important definition not only for drama or fiction, but also as a fundamental category to understand the nature of literature and, consequently, the nature of lyric. This theoretical choice is different from most of the commentaries on Aristotle's Poetics and it is justified by Merquior's reproach of a tendency to formalism, which he identified in many of the XXth century critics that leave out the relations between art and reality. For Merquior, the refusal of mimesis in literary studies could be understood as related to a refusal of modern world and, consequently, a rise of the linguistic role. However, the refusal of reality and resultant recognizing of the importance of Linguistics can't be considered as the essence of lyric. The present work tries to build up a meaning for mimesis in author's work, as well as search for theoretical suggestions for managing the dynamics between poetry and reality in literary studies.pt_BR
dc.format.extent[9] 106 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMerquior, Jose Guilherme, 1941-1991pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectMimese na literaturapt_BR
dc.subjectPoesia liricapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.title"Astúcia da mímese" : a dinâmica entre realidade e poesia lírica na obra de José Guilherme Merquiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples