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    Análise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009

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    Dissertacao - Rudinei.pdf (8.856Mb)
    Date
    2012-05-11
    Author
    Bogo, Rudinei Luiz, 1987-
    Metadata
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    Subject
    Teses
    Correlação (Estatistica)
    Acidentes
    Variaveis aleatorias
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Acidentes de trânsito têm se incorporado cada vez mais na vida das pessoas. No Brasil existe um número grande de rodovias pelas quais trafegam diariamente milhares de veículos. Em consequência disso, acidentes ocorrem com frequência tomando números preocupantes para nossa sociedade. Dentre as rodovias brasileiras, a BR- 116 destaca-se por ser umas das principais rodovias brasileiras pois liga o nordeste ao sul do país. As técnicas da análise estatística multivariada não foram encontradas em trabalhos publicados com aplicações em acidentes de trânsito. O objetivo principal do presente studo é aplicar a análise de correlação canônica e análise de agrupamentos nos dados dos cidentes registrados na rodovia BR-116, no trecho que compreende o Estado do Paraná. Foram utilizados dados obtidos da Polícia Rodoviária Federal do Paraná dos acidentes ocorridos nos anos de 2007, 2008 e 2009. A aplicação da correlação canônica foi realizada para verificar as relações existentes entre dois grupos de variáveis referentes aos acidentes: tipos de acidentes, causas de acidentes, condições meteorológicas, fases do dia e características da pista. Por outro lado, a análise de agrupamento foi feita, utilizando o método das k-médias, para agrupar os quilômetros da rodovia considerando todas as variáveis utilizadas na correlação canônica. Os resultados apontam para uma alta correlação entre os grupos considerados. Além disso, nota-se ainda uma forte correlação entre algumas variáveis e alguns quilômetros apresentaram mais problemas em relação a outros. Os grupos formados agruparam os quilômetros que apresentaram características semelhantes em relação aos acidentes. Os resultados obtidos pelas técnicas se complementam para o melhor entendimento dos acidentes que ocorrem na BR-116.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/26811
    Collections
    • Dissertações [289]

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