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dc.contributor.authorGimenes, Camila Itikawa, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T13:22:38Z
dc.date.available2020-09-23T13:22:38Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26805
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2011pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os processos identitários docentes que são constituídos no contexto da formação inicial de professores de ciências e biologia, tendo como base a fundamentação epistemológica em três fontes investigadas. Como referencial, utilizou-se três categorias de análise com base em Vázquez (1977): epistemologia da atividade teórica, epistemologia da atividade prática e epistemologia da práxis para análise de três fontes: 55 publicações em três periódicos da área de pesquisa em ensino de ciências, documentos orientadores da reforma curricular das licenciaturas e atores – docentes e discentes – de um curso de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas de uma universidade pública. Entende-se que dependendo da epistemologia que fundamente o processo formativo, proporcionar-se-á a construção de processos identitários diferenciados, pois propõem lógicas de ação diferentes. Dentre os 55 artigos analisados, a epistemologia da atividade teórica na perspectiva da falta foi a tendência dominante, apontando para processos identitários em que o professor não se identifica com a atividade docente e contribui, assim, para a precarização da profissão docente pois o rendimento do aluno é atrelado diretamente ao desempenho do professor. Nos artigos analisados, há consenso quanto a oposição à racionalidade técnica. Nos documentos analisados, observou-se como eixo estruturante comum fundamentado as competências e a valorização dos saberes da prática, e consequente detrimento dos saberes teóricos. Nas entrevistas com os professores, observa-se que a epistemologia da atividade teórica é a tendência dominante dentre os docentes entrevistados responsáveis por disciplinas específicas. Para os professores de disciplinas pedagógicas, foi observado que a tendência mais influente é a epistemologia da atividade prática. Os processos identitários nesse contexto serão construídos pela identificação ou não identificação entre os alunos e seus docentes, de forma a repetir as práticas que lhe agradam e evitar aquelas que, pelo crivo pessoal, não lhe agradaram. Através dos discursos dos alunos, percebemos um curso estruturado fundamentalmente na epistemologia da atividade teórica, ou seja, com tendência à valorização do conhecimento específico e teórico, desvalorização dos saberes pedagógicos, e estruturado em aulas expositivas. O processo formativo percorrido por esses futuros professores ao longo da formação inicial aponta para a construção de processos identitários precários, em que esse licenciando sente pouca vontade de exercer a profissão docente, na maioria das vezes encarada como bico. Nesses processos, há a manutenção dos preconceitos acumulados ao longo da vida escolar e universitária, sem uma reflexão teoricamente fundamentada que seja significativa e que aponte para novas possibilidades para a prática desse futuro professor, levando a constituição de um profissional que é marcado pelo bacharelado e por um não ser professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to investigate the identity processes that form teachers in the context of initial teacher training in science and biology, based on the epistemological backgrounds on three sources investigated. As references, we used three categories of analysis based on Vazquez (1977): epistemology of theoretical activity, epistemology of practical activity and epistemology of praxis, for analysis of three sources: 55 publications in three journals of research in science teaching, documents guiding the curriculum reform of teacher formation and actors - teachers and students - of teaching formation and Bachelor of Biological Sciences at a public university. It is understood that depending on the epistemology basing the training process, it will provide the construction of different identity processes, because they propose different action logic. Among the 55 articles analyzed, the epistemology of theoretical activity in view of the shortage was the dominant trend, pointing to the identity processes in which the teacher is not identified with the teaching activity and thus contributing to the precariousness of the profession, once student performance is directly tied to teacher performance. In the articles analyzed, there is identified a consensus in opposition to technical rationality. In the documents analyzed, there was a common structuring axis based on the competencies and skills towards valorization of the practice knowledge, resulting in a consequent detriment of theoretical knowledge. In interviews with teachers, it is observed that the epistemology of theoretical activity is the dominant trend among the interviewed teachers responsible for specific disciplines. For teachers of pedagogical subjects, it is observed that the epistemology of practical activity is the trend more influential. Identity processes in this context will be built by identification or non-identification between students and their teachers in order to repeat the practices they liked and avoid those that filtered through common sense, did not pleased them. Through the students' speeches, we see basically a structured course on the epistemology of theoretical activity, tending toward a particular emphasis on specific theoretical knowledge, undervaluation of pedagogical knowledge, and structured lectures. The training process covered by these future teachers during initial training points to the precarious construction of identity processes, in which the future teacher feels little desire to pursue the teaching profession, most often seen as temporary job. In this training process, the prejudices accumulated throughout school and university life is maintained, a reflection grounded in theory that is meaningful and that point to new possibilities for the practice of future teachers is not stimulated, leading to formation of a bachelor professional that is marked by not being a teacher.pt_BR
dc.format.extent179 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Identidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a epistemologia da formação de professores de ciências : indícios da constituição de identidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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