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dc.contributor.authorSouza Filho, Luiz Carlos dept_BR
dc.contributor.otherFigueiredo, Vinicius de, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T14:40:10Z
dc.date.available2020-02-11T14:40:10Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26795
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinicius Berlendis de Figueiredopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 18/11/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação visa dar um panorama geral sobre o papel da genialidade na filosofia de Immanuel Kant, possibilitando assim identificar que a genialidade está localizada no limite do sistema crítico kantiano, ou seja, a produção artística só é possível graças as faculdades do gênio permanecerem no âmbito supra-sensível e sua arte ser produzida no mundo sensível. Com isso, o gênio insere-se em um embate presente em todo o sistema kantiano, a saber, a distinção entre liberdade e natureza. Portanto o gênio deve ser livre para produzir uma obra de arte e simultaneamente pertencer à natureza que é determinada. Notamos também que a genialidade passa por mudanças no decorrer do pensamento kantiano, pois no período pré-crítico existe a possibilidade do gênio, movido pelo entusiasmo, tanto no âmbito das ciências quanto no das artes, pois a genialidade segundo Kant é inata, é um dom dado pela natureza, e falar em inatismo nas ciências é no mínimo polêmico. Contudo, no período crítico a genialidade limita-se à produção artística, desaparecendo por completo do âmbito científico. O entusiasmo que movia tanto o gênio científico quanto o artístico permanece, com a diferença de que nas ciências Kant dá ao nome de Grandes Cérebros e nas artes de Gênios. Outro aspecto que abordamos no decorrer da pesquisa é que a arte só é possível mediante liberdade, isto é, mediante um arbítrio que põe a razão como fundamento de suas ações. Uma novidade no pensamento kantiano, pois este mecanismo no qual a razão é fundamento de nossas ções limitava-se a moralidade, agora com a Crítica do Juízo este mecanismo também é responsável pela produção artística.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation offers an overview on the role of geniality in the philosophy of Immanuel Kant, making it possible to identify that geniality is located in the bounds of the Kantian system of criticism, therefore, the artistic production is only possible ecause the faculties of the genius remain in the super sensible realm and art is produced on the sensible world. Thus, the genius finds himself as part of a battle present throughout the Kantian system: the distinction between freedom and nature, so the genius must be free to make a work of art and simultaneously belong to nature which is determined. Also remarkable is the fact that the concept of geniality changes as the Kantian thought progresses. As for the pre critical period, there is the possibility of the genius moved by enthusiasm in the realms of both, science and art; such a surprising fact once geniality is, according to Kant, inborn, a gift given by nature, and to talk about something being inborn is, to say the least, controversial in terms of science. Nevertheless, in the critical period geniality is limited to the artistic production, vanishing completely from the scientific perspective. The enthusiasm which moved the artistic and the scientific geniuses remain almost intact, except from the fact that Kant calls it Great Minds in the sciences and Geniuses when it comes to the matters of art. Another aspect analyzed by this project is that art is only possible through freedom, through a will that establishes reason as the core of its actions. This is new to the Kantian thought since the mechanism in which actions are based on reason was limited to morality, but with KdU it is also responsible for the artistic production.pt_BR
dc.format.extent111f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectArte - Filosofiapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA relevância da genialidade para o sistema crítico kantianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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