Proposição de metodologias para seleção e inspeção da qualidade de produtos preservativos

View/ Open
Date
2012-02-07Author
Moreschi, João Carlos
Metadata
Show full item recordSubject
Madeira - ConservaçãoMadeira - Preservativos - Controle de qualidade
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TeseAbstract
O presente trabalho foi efetuado para avaliar e exemplificar o uso de novas metodologias de ensaios de campo e de laboratório, propostas para a seleção e controle de qualidade de produtos, empregados na prevenção do ataque de fungos de bolor e manchadores na madeira.
As avaliações sobre o método proposto para a execução do ensaio de campo, permitiram concluir que ele pode ser usado com sucesso. Todavia, várias particularidades deverão ser consideradas, para que os resultados a serem obtidos sejam representativos às situações práticas de interesse.
As particularidades supracitadas, indispensáveis para a obtenção de resultados válidos, referem-se principalmente ao local e ao procedimento de instalação do ensaio, à forma de corte e de empilhamento das peças de madeira, à posição das peças na pilha formada e à forma de avaliação e de interpretação dos resultados.
Entre os três métodos de laboratório, propostos para o controle de qualidade de produtos preservativos, dois deles não atingiram os objetivos, por não apresentarem resultados que permitissem avaliações sobre a difusibilidade dos produtos empregados. No entanto, eles possibilitaram que se observasse uma drástica redução na velocidade de secagem da madeira atacada pelo fungo Tricoderma sp e a formulação de várias hipóteses de importância, as quais possivelmente possam servir de base para explicar melhor a forma de ataque de fungos manchadores na madeira, e/ou a sua inibição pelos fungos de bolor Tricoderma sp.
Apesar dos resultados terem fugido às expectativas, conclui~ se que a difusibilidade de soluções preservativas na madeira poderá ser avaliada mas, para que isto seja possível, primeiramente será necessário o desenvolvimento de um método padrão, que estabeleça uma forma de incubação adequada. Este método, deverá permitir o rápido desenvolvimento de fungos manchadores na madeira, a profundidades superiores às que as soluções preservativas possam se difundir, a ponto de inibi-los.
De forma geral, o terceiro método proposto apresentou-se como um ótimo recurso para controlar a qualidade de produtos preservativos.
Os coeficientes de determinação selecionados, das equações de regressão testadas para as concentrações dos produtos/co~ postos utilizados, versus as respostas dadas pelo fungo teste, variaram de 0,935 a 0,984 nos ensaios com o fungo Aspergillus niger, e de 0,944 a 0,991 nos ensaios onde o fungo Tricoderma sp foi utilizado. Estes resultados demonstraram que existe um excelente grau de ajustamento, dos dados resultantes do relacionamento entre as variáveis avaliadas e as curvas descritas pelas equações.
Pela execução deste método em situações industrias simuladas, observou-se um pequeno decréscimo dos coeficientes de determinação, em relação aos obtidos a nível de laboratório mas, satisfatórios para a conferência ou aferição da concentração de produtos/compostos preservativos, observações e análises sobre interações entre os componentes de produtos/compostos e, consequentemente, para confirmação da formulação destes produtos/compostos, quando os seus componentes interagirem entre si.
Collections
- Teses [398]