• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Comparação entre semeadura direta e plantio de mudas produzidas em tubetes, na implantação de povoamentos de Pinus taeda L.

    Thumbnail
    View/Open
    T - MATTEI, VILMAR LUCIANO.pdf (4.333Mb)
    Date
    2013-05-24
    Author
    Mattei, Vilmar Luciano
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Arvores - Mudas - Recipientes
    Florestamento
    Florestas - Reprodução
    Pinus taeda
    Semeadura
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Este trabalho analisou a possibilidade de implantação de povoamentos de Pinus taeda L. por semeadura direta. Entre os principais objetivos, procurou-se identificar os fatores adversos ao estabelecimento das plantas; avaliar a época do ano mais promissora para semear; avaliar técnicas de preparo de solo e observar a estruturação radicial de plantas originadas por semeadura direta, comparando-as com mudas de mesma idade produzidas em tubetes. O experimento foi delineado com 5 repetições, combinando 4 estações (primavera, verão, outono e inverno); 3 técnicas de preparo de solo (revolvimento, coroamento, não preparado); 3 sistemas de implantação (semeadura com e sem protetores e plantio de mudas) - Como protetor foi utilizado um copo ±250 ml, sem fundo, fixado sobre o ponto semeado. Foram utilizadas 5 sementes por ponto de semeadura. Em cada época de semeadura direta também foi semeado no viveiro, para posterior plantio. No campo foram analisadas a emergência, sobrevivência, danos causados por agentes bióticos e abiáticos, número de pontos com pelo menos uma e com 3 ou mais plantas. A análise de variãncia e comparação de médias (Tukey), permitiu determinar que os pássaros foram os principais destruidores de sementes, principalmente na fase inicial de emergência, quando os cotilédones ainda envoltos pelo tegumento, eram lançados para fora do solo pelo alongamento do hipocótilo. Também as formigas constituem-se em pragas de alto risco para a semeadura direta de Pinus. A utilização de protetores foi indispensável para a semeadura direta de Pinus taeda. Quando utilizados os protetores de pontos de semeadura, a quantidade de sementes pode ser reduzida para 3 em cada ponto. Redução ainda maior pode ser conseguida se as sementes forem tratadas contra ação de fungos e predadores de sementes. O outono foi a melhor época de semeadura O solo arado favoreceu a semeadura somente nos pontos com protetores. Onde a implantação foi executada sem protetores ocorreram muitas perdas causadas pela chuva, ocasionando arraste ou soterrando as sementes. O sistema radicial das plantas de Pinus taeda originadas no local é bem distribuído horizontalmente e sem deformações de qualquer natureza, enquanto aquele originado de mudas produzidas em tubetes, além de apresentar distribuição horizontal deficiente, apresenta uma série de deformações morfológicas, que poderão comprometer o crescimento da futura árvore, caracterizando o tubete como um recipiente menos adequado para produção de mudas de Pinus taeda.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/26742
    Collections
    • Teses [398]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV