• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016015P0 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aspectos morfo-anatômicos e tolerância r dessecaçao de sementes de Podocarpus lambertii Klotz. E Podocarpus sellowii Klotz.(Podocarpaceae)

    Thumbnail
    View/Open
    T - GARCIA, LUCINDA CARNEIRO.pdf (4.505Mb)
    Date
    2013-05-21
    Author
    Garcia, Lucinda Carneiro
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Sementes - Qualidade
    Pinho-bravo - Semente
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    ESTUDOS MORFO-ANATÔMICOS E TOLERÂNCIA À DESSECAÇÃO DE SEMENTES DE Podocarpus lambertii Klotz. e Podocarpus sellowii Klotz. - (Podocarpaceae) - Estudos relacionados ao desenvolvimento de frutos e sementes permitem a obtenção de material de boa qualidade fisiológica, imprescindível nos trabalhos silviculturais com essas espécies. O presente trabalho é uma contribuição ao estudo da ontogênese de Podocarpus lambertii Klotz. e Podocarpus sellowii Klotz., bem como, objetivou avaliar o comportamento das sementes à dessecação. Para as observações do desenvolvimento dos estróbilos, foram efetuadas visitas quinzenais às áreas de coleta, a partir do início da formação de gemas reprodutivas até a maturação das sementes. A cada visita, foram retiradas amostras deste material para análises de microscopia estereoscópica e fotônica. A dessecação das sementes foi efetuada em câmara com ventilação forçada e ar aquecido, à temperatura de 35 °C. Após a dessecação, as sementes de P. lambertii, com 28,7% de umidade inicial (testemunha), se apresentaram com os seguintes teores de água: 21,7%; 14,3%; 7,0% e 5,7%. As sementes de P. sellowii, que inicialmente estavam com 45,5% de umidade (testemunha), ficaram com os seguintes teores de água: 36,9%; 36,0%; 34,0% e 26,8%. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada mediante teste de germinação, índices de velocidade de germinação (IVG) e condutividade elétrica. Nas observações de campo, registrou-se que os estróbilos masculinos de P. lambertii e P. sellowii surgem nos galhos adultos, em média, sessenta dias antes dos estróbilos femininos, e estes são lançados nos galhos do ano. Pelos estudos morto-anatômicos, verificou-se que os estróbilos masculinos de P. lambertii e P. sellowii são constituídos de numerosos microsporófilos: com dois microsporângios cada. Os micrósporos têm forma vesiculada. O estróbilo feminino de P. lambertii e P. sellowii é constituído pela semente e epimácio, presos a um delgado pedúnculo. As sementes de P. lambertii e P. sellowii possuem endosperma abundante, composto predominantemente de amido e um embrião tipo linear e cotiledonar. Com relação à tolerância à dessecação, pôde-se concluir que: as sementes de P. lambertii têm comportamento de semente ortodoxa. As sementes de P. sellowii têm comportamento de semente recalcitrante, com grau crítico de umidade em torno de 26,8% de água.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/26736
    Collections
    • Teses [401]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV