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dc.contributor.authorBertolini, João Luis da Silva, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T18:48:27Z
dc.date.available2020-06-04T18:48:27Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26697
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho iniciou com uma consulta feita aos alunos de um 2º ano do ensino médio de uma escola Estadual no Paraná no ano de 2009. Por meio de um instrumento de investigação, chuva de ideias, (BARCA, 2004, p.140) na perspectiva da Educação Histórica, solicitou-se que os alunos associassem quatro palavras, no máximo, ao tema central Islã. Os resultados demonstraram uma associação desse tema com violência e terrorismo. Na pesquisa de mestrado, optou-se por investigar como este tema era abordado em manuais escolares de História de vários períodos, recortados, historicamente, pelo critério das leis que os regulamentaram, para buscar traçar uma trajetória que apontasse se o conteúdo destes, de alguma forma, contribuía para os resultados apresentados pelos estudantes. Tendo como referência o conceito substantivo de Peter Lee (2001), buscou-se investigar o onceito Islã nesses manuais. Utilizando como referencial teórico o conceito de "cultura histórica" de Jörn Rüsen (1992), os estudos sobre "a ideia do outro" do professor Edward Said (1989), na obra o Orientalismo; o trabalho realizado pela Fundación ATMAN (2008), sobre o "conhecimento do outro", bem como, observando o Islã e a Europa nos manuais escolares de vários países da Europa, da África e Ásia. Procurou-se, ainda, traçar um paralelo na forma como estes conteúdos foram abordados nesses países e nos manuais dos vários períodos no Brasil. Inicialmente, a pesquisa procurou identificar quais manuais continham o conceito – Islã –, verificando a que leis estes se enquadravam. Isto, nos manuais que se destinassem tanto a jovens estudantes dos cursos primários quanto aos do secundário.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work began with a consultation with students from a 2nd year of high school in a state school of Parana in 2009. As research tool, we used brainstorming, in history education perspective. Students were asked to associate at most four words with Islam. The results showed an association of the theme with violence and terrorism. In Master thesis, we decided to investigate how this issue was discussed in History textbooks of several periods, historically defined by the criterion of their legal regulation, trying to understand if the history textbooks content somehow contributed to the results showed by the students. Keeping in mind Peter Lee’s concept of substantive ideas (2001), we sought to investigate the concept of Islam present on those textbooks. Using a) Jörn Rüsen’s theoretical concept of "historical culture" (1992); b) Eduard Said studies on "the idea of other", in his work East (1989); and c) the UNESCO work about the "knowledge of the other" (2008) and observing how Islam and Europe are mentioned in textbooks of several countries in Europe, Africa and Asia, we tried compare how these contents were discussed in those countries textbooks and in textbooks from various periods in Brazil. Initially, working with textbooks both for primary and secondary education, the study tried to identify which textbooks dealt with the concept of Islam and their legal framework.pt_BR
dc.format.extent173 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA interpretação do outro : a ideia de islã no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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