A influencia de propriedades do solo na ocorrencia do mal-do-pe Gaeumannomyces graminis do trigo Triticum aestivum L.
Date
2012-01-18Author
Fowler, João Antonio Pereira
Metadata
Show full item recordSubject
Mecanica do soloTrigo - Doenças e pragas
Solos - Compactação
Teses
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
O mal-do-pé do trigo assumiu nos últimos anos importância considerável no Brasil, em especial nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, onde provocou perdas severas à cultura do trigo na safra de 1987. Como o agente causal da doença é o G. graminis, um fungo do solo, sua ocorrência e intensidade estão relacionadas com as propriedades do solo. Com o objetivo de identificar as relações existentes entre a intensidade de ocorrência desta doença com as alterações das propriedades do solo provocadas pela compactação causada pelo tráfego das máquinas agrícolas, dos sistemas de manejo do solo e da calagem, executou-se este trabalho.
O experimento foi instalado na região dos Campos Gerais do Estado do Paraná, no ano de 1990, em uma área de ocorrência intensa da doença, na safra anterior, e sobre uma das manchas, foi instalado o experimento. Procedendo-se aos tratamentos de compactação pelo tráfego de trator e de colheitadeira, preparo do solo gradagem pesada e escarificação e calagem. As avaliações foram, macroporosidade, microporosidade, potencial da água no solo, densidade de comprimento e de massa seca da raiz, resistência à penetração do solo, peso hectolítrico dos grãos, número de espigas brancas e o rendimento.
Pode-se concluir que mais importante do que o tráfego sobre o solo, é a escolha adequada das práticas de manejo subsequentes que podem ou não, minimizar os efeitos da compactação e consequentemente da doença. O preparo do solo escarificação a 35 cm de profundidade combinado com a calagem foi a interação que apresentou a menor intensidade da doença e o maior rendimento
Collections
- Dissertações [338]