• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estilo de vida e gestão do design : um estudo de caso na indústria da louça sanitária

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DISSERTACAO_FINAL.pdf (4.757Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Becker, Alessandra Damasceno
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho relaciona as informações referentes ao conceito de estilo de vida à gestão do design em uma empresa produtora de louças sanitárias atuante no mercado nacional e global. A metodologia de pesquisa consistiu em um estudo de caso como uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevistas realizadas em uma empresa de grande porte do setor. Este trabalho contribui teoricamente para a fundamentação das práticas projetuais que buscam incorporar o conceito do estilo de vida à gestão do design e com isso buscou melhorar o processo de trabalho do design, atendendo de modo mais sistematizado os consumidores do mercado de louças sanitárias. Seu foco se apóia no fato de que o comportamento, gosto e estilo de vida estão cada vez mais associados aos métodos de projeto de design. Neste sentido, os banheiros, dentre outras áreas da casa, passaram por reformas significativas e, buscando incorporar demandas novas de consumo ou gerar novas demandas, as empresas produtoras de louças sanitárias estão dando maior atenção à forma de seus produtos, materiais, cores e padrões de acabamento. Neste contexto, o design e a gestão do design buscam intermediar o diálogo entre os consumidores e as empresas do ponto de vista projetual, para que as últimas possam melhor atender as atuais necessidades do mercado.
     
    Abstract: This paper lists the information concerning the concept of lifestyle in the design management of a company producing bathroom equipment active in national and global market. The research methodology consisted of a case-study as a descriptive study, involving qualitative and exploratory and literature, interviews conducted in a large-sized company on this production sector. This work aims to generate theoretical data that contribute to a justification of design practices that seek to incorporate the style life in the design management and may also improve work processes of design, responding more systematically to consumers of the sanitary ware market. Its focus rests on the fact that the behavior, tastes and lifestyles are increasingly associated methods of design project. In this sense, the bathrooms, among other areas of the home, went through significant reforms and seeking to incorporate new consumer demands, or generate new demands, companies producing bathroom equipment are giving greater attention to the its products form, materials, colors and finishing standards. In this context, design and design management should seek to mediate the dialogue between consumers and companies, from the standpoint projectual so that they can better meet current consumer needs.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/26524
    Collections
    • Teses & Dissertações [10538]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV