Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui
Resumo
Resumo: Esta dissertacao versa sobre o processo empreendido pelo povo kaxinawa no Acre, que consiste em tornar suas escolas diferenciadas, escolas Huni Ku. A pesquisa enfatiza o esforco indigena em reposicionar suas escolas a partir do lugar das relacoes que eles estabelecem intra e interetnicamente. O uso de sua autodenominacao foi compreendido a partir da producao de corpos (yura) implicada por uma filosofia e sociologia que os possibilitam a reflexao sobre as linhas de continuidade entre as experiencias individuais e corpos extensivos, as redes de parentesco, as separacoes e retornos de pessoas, do contato com os brancos ao mais interior da aldeia, bem como a concepcao kaxinawa de conhecimento. O percurso deste trabalho nos conduz a forma kaxinawa de familiarizacao de pessoas e constituicao de conceitos, neste caso de uma politica publica para educacao escolar indigena. Abstract: This dissertation examines the process undertaken by people kaxinawa in Acre, which is to make their schools differentiated schools Huni Ku.. The study emphasizes the indigenous effort in repositioning their schools from the place of the relationships they establish intra and inter-ethnically. The use of their auto-denomination was comprehended by the production of bodies (yura) implied by a philosophy and a sociology that allow a reflexion over the lines of continuity among the individual experiences and extensive bodies, the nets of kinship, the separation and the comeback of people, of the contact with white men deep within the village, as well as the kaxinawa conception of knowledge. The path of this study leads us to kaxinawa form familiarization of people and concept constitutions, in this case of a public policy of indigenous school education.
Collections
- Teses & Dissertações [10425]