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dc.contributor.authorMulina, Franciani Fernandes Galvãopt_BR
dc.contributor.otherSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T18:24:24Z
dc.date.available2022-06-21T18:24:24Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26469
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 23/08/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 137-159pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia de marketing e comportamento do consumidorpt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e descrever o estágio em que se encontra a produção científica a respeito do Marketing Internacional no Brasil. Por meio de meta-análise qualitativa, foram verificadas 70 pesquisas publicadas, sendo 42 artigos de periódicos e eventos nacionais da área de administração e 28 teses e dissertações desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior brasileiras com cursos de mestrado e doutorado com conceito Capes 4 até 7 na área de Administração. A pesquisa descritiva foi desenvolvida pela aplicação de meta-análise qualitativa com perspectiva longitudinal com corte transversal, levantando 22 variáveis que foram analisadas individualmente, ordenadas por artigo, tese e dissertação, tendo-se partido para a análise de períodos estabelecidos pela segmentação de 14 anos de estudo (1997-2010). As conclusões levaram ao entendimento de que as pesquisas científicas na área de Marketing Internacional ainda são poucas, porém, apresentam crescimento. São ainda desenvolvidas em empresas do setor industrial nacional, com perspectiva metodológica descritiva e exploratória, de aplicação transversal e apresentaram-se predominantemente como survey, com coleta de dados eminentemente feita por entrevista estruturada e com direcionamento temático predominante voltado para as estratégias empresariais, concentrando-se em poucos autores e poucas Instituições de Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to identify and describe the scientific production stage about the International Marketing in Brazil. Through qualitative meta-analysis 70 published studies were found, 42 articles of national journals and events in the area of administration, as well as 28 Theses and Dissertations developed in Brazilian higher education institutions with master's and doctoral CAPES concept 4 until 7 in the Administration area. A descriptive research was developed by the application of qualitative meta-analysis with longitudinal perspective, 22 variables were analyzed individually ordained as Article, Thesis and Dissertation, and broke for the analysis of periods set by targeting the 14-year study (1997 -2010). The conclusions led to the understanding that scientific research in the area ofInternational Marketing are still few, however, show growth. They are also developed in industrial companies nationwide, with descriptive and exploratory methodological perspective, cross-application and presented predominantly as a survey, with data collection done by highly structured interviews and thematic targeting predominantly focused on business strategies, concentrating on a few authors and a few higher education institutions.pt_BR
dc.format.extent159f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pesquisapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleMarketing internacional : uma meta-análise qualitativa sobre a produção científica nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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